site

Fortaleza é recebido em visitas oficiais na Galícia/ESP

24/Maio
Fortaleza é recebido em visitas oficiais na Galícia/ESP

Uma delegação do Fortaleza Esporte Clube, encabeçada pelo presidente Marcelo Paz, foi recebida nesta quinta-feira (24) no Parlamento da Galícia, a Assembleia Legislativa da região, na cidade de Santiago de Compostela/ESP. A visita visa fortalecer os laços do clube com a cidade de Santiago e a região da Galícia, da qual é capital.

Garanta agora sua Centenarium

O presidente Marcelo Paz e o historiador do centenário, professor Adauto Leitão de Araújo Júnior, foram recebidos pelo vice-presidente do parlamento galego, Diego Calvo Pouso. Pouso votou pelo fortalecimento dos laços entre o Tricolor de Aço, Santiago e a Galícia.

LEIA TAMBÉM: 
Fortaleza recebe Medalha de Ouro da Ordem do Caminho de Santiago
Camisa Centenarium recebe bênção especial na Catedral de Santiago de Compostela/ESP

A utilização da Cruz de Santiago no uniforme Centenarium, por parte do clube cearense, é motivo de destaque na região espanhola. A cruz remonta ao Forte de Santiago, marco histórico do surgimento da capital cearense, erguido em 25 de julho de 1604.

Encontro na sede do Governo exalta ligação entre Fortaleza e a Galícia

Também nesta quinta-feira (24), o presidente Marcelo Paz e o historiador Adauto Leitão foram recebidos na Xunta de Galícia, sede do governo regional galego, pelos secretários gerais: Marta Míguez (Esporte), Antonio Rodríguez Miranda (Emigração) e Rafael Sánchez Bargiela (gerente do Xacobeu, tradicional celebração galega do dia do apóstolo Tiago, que acontece desde a idade média).

A delegação tricolor recebeu as felicitações pelo centenário do clube, que se aproxima, além de terem sido convidados a buscar novas vias de cooperação entre o clube e a Galícia.
O Fortaleza passa a reforçar a lista de entidades desportivas galegas que utilizam a Cruz de Santiago em seus uniformes. A ligação entre o Fortaleza e a Galícia está no Forte de Santiago, em que a cidade cearense cresceu ao redor. O Fortaleza ganhou o direito de utilizar o emblema da Ordem de Santiago em seus uniformes na próxima temporada.

Durante a reunião, Marta Míguez destacou o poder do esporte de "derrubar fronteiras e trazer povos e comunidades separadas por milhares de quilômetros". "Esse poder globalizador e igualador do esporte é o que faz com que duas cidades como Fortaleza e Compostela estreitem ainda mais seus laços e afiancem uma parceria mantida desde há muitos anos", disse.

Rodríguez Miranda, por sua vez, classificou o Fortaleza Esporte Clube como "exemplo do forte vínculo que une os galegos do exterior com a sua terra de origem, especialmente no Brasil, o segundo país do estrangeiro com maior presença de galegos, (mais de 48 mil), e que se estende mesmo para aqueles brasileiros que, apesar de não ter relação familiar direta com Galícia, recebem e recolhem os esforços que há décadas realiza permanentemente e de modo intenso o Governo galego para manter vivos os laços de união".