O Futebol Feminino do Fortaleza viveu uma crescente neste ano, com marcos e feitos históricos, como o fato de termos três atletas convocadas para a seleção brasileira até o título cearense de 2020 (que foi disputado em 2021 por conta da pandemia), ainda neste ano participamos do Campeonato Brasileiro Série A2 e do Campeonato Brasileiro Sub-18.

Para o Diretor de Futebol Feminino, Gildo Ferreira, o ano de 2021 é resumido em maturidade, em poder evoluir e contribuir com o futebol feminino, investindo principalmente em estrutura.
- O resumo do ano de 2021 é resumido em maturidade, essa é a palavra mais importante, o Fortaleza Esporte Clube tem nos dado esse apoio, nos dando a condição de montar um departamento de futebol profissional, fugindo da linha de ser apenas um projeto social. Hoje temos alojamento a altura, que é a Toca das Leoas que até mesmo algumas agremiações do Sul do país não possuem esta estrutura segundo as próprias atletas, uma boa alimentação, academia a disposição, uso do CT. Estamos a passos interessantes dando upgrades em nosso departamento, tanto tecnicamente quanto no organizacional, em estrutura inclusive. - comentou o Diretor de Futebol Feminino do Fortaleza, Gildo Ferreira.

ATLETAS NA SELEÇÃO
Por todo o investimento, principalmente nas categorias de base Tricolor, neste ano de 2021 o Fortaleza conseguiu ter 3 de suas atletas convocadas para a Seleção Brasileira Feminina, foram elas Rebeca Costa, Pêpê e Leticia Monteiro.

Rebeca Costa, de 16 anos, foi convocada 3 vezes para defender a equipe Sub-17 do Brasil, sendo a primeira atleta do Fortaleza a participar de um jogo internacional com a camisa da Seleção. Rebeca foi titular nos jogos diante do Uruguai, em Montevidéu, capital uruguaia, nos dias 15 e 17 de Dezembro. Os jogos terminaram por 1 a 1, no dia 15, e por 5 a 0 para o Brasil, no dia 17. Rebeca contribuiu com uma assistência na segunda partida.

Já a meia atacante Pêpê, de 15 anos, também foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-17. Pêpê participou da quarta fase de preparação da categoria. O período foi realizado no Centro de Treinamento João Havelange em Pinheiral/RJ. Natural de Fortaleza, a atleta foi lapidada pela equipe adulta e amadora do Fortaleza.

A atacante Leticia Monteiro, 18 anos, foi mais uma que foi convocada para a Seleção. Destaque e artilheira das Leoas, Letícia foi convocada para participar da quinta fase de preparação da categoria, no período entre 22 de novembro e 01 de dezembro, sendo realizado na Granja Comary, em Teresópolis/RJ.
CAMPEONATO CEARENSE 2020

Com a pandemia causada pelo Coronavírus, alguns campeonatos sofreram alterações e foram disputados somente em 2021, o Campeonato Cearense foi um desses. Com uma campanha que contou com cinco vitórias, duas derrotas e dois empates. Marcando 38 gols e sofrendo sete. As Leoas venceram o Clássico-Rainha por 1 a 0 e conquistaram o título. Outro marco após a conquista do cearense foi o Fortaleza voltar a figurar ao Ranking do Futebol Feminino organizado pela CBF, o Fortaleza soma 1340 pontos na 55ª colocação. Ressalta-se que o Futebol Feminino voltou a atividade em 2019, após ficar parado em 2010.
CAMPEONATO BRASILEIRO A2

Após bater na trave em 2020, as Leoas participaram novamente da Série A2 do Campeonato Brasileiro, com uma campanha de 4 vitórias e três empates, o Fortaleza terminou o Feminino A2 de forma invicta e com bom saldo de gols. Balançou as redes 14 vezes e sofreu apenas dois tentos. As Leoas acabaram eliminadas nas Oitavas de Final para a equipe do Cresspom/DF, após perderem por 3 a 1 nos pênaltis.
CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-18

No Brasileiro Sub-18 as Leoas não tiveram um aproveitamento tão bom, em um grupo bastante difícil com equipes como Corinthians, Bahia e Avaí/Kindermann. Com uma campanha com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, as Leoas marcaram 13 gols e sofreram 8, terminando a fase de grupos na terceira posição. O ponto positivo da competição se deu pela revelação de boas jogadoras da base Leonina, que hoje integram o plantel profissional das Leoas.
CAMPEONATO CEARENSE 2021

Em busca de defender o título conquistado nos primeiros meses do ano, as Leoas fizeram um bom campeonato cearense, com destaque para a atacante Letícia, o Fortaleza chegou até a final, novamente um Clássico-Rainha, porém desta vez com o resultado diferente, com uma derrota no primeiro jogo por 2 a 1, e o empate na segunda partida por 3 a 3, as Leoas acabaram ficando com o vice campeonato. Com uma campanha de 9 jogos, 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, o Tricolor ainda teve 32 gols pró e 8 gols sofridos. A comissão técnica foi mantida para o próximo ano, onde disputaremos novamente o Campeonato Cearense, além do Brasileiro A2, onde tentaremos o acesso à elite nacional.