site

Setembro Amarelo: Atletas e comissão técnica do Sub-20 recebem palestra de prevenção ao suicídio

28/set

O mês de setembro é o período em que se debate um tema importante e presente na sociedade: campanha de prevenção do suicídio. Dessa maneira, no último final de semana, o Departamento de Performance Humana das Categorias de Base do Fortaleza promoveu uma palestra para os atletas e a comissão técnica da categoria Sub-20 sobre o tema, no CT Ribamar Bezerra. As psicóloga clínicas Dalila Adria (também jurídica) e Jamile Andrade foram as condutoras da conversa.

+ Seja sócio! Seja sócia! Ajude o Fortaleza a ficar cada vez maior
Assine OnLaion por R$9,90 e tenha acesso imediato

Foto: Divugação / Fortaleza EC

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos. Os números não mentem. Cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano no Brasil ou seja, quase 6% da população.

Entre 2014 e 2019, o número aumentou em 28%. Dessa forma, segundo o levantamento da insurtech brasileira Azos, as pessoas que tiraram a própria vida passaram de 9,7 mil para 12,4 mil.

— Foi uma palestra muito boa. Falamos um pouco o que é o suicídio, como é visto. É visto como um tabu, as pessoas não falam sobre isso. E que não falar sobre isso gera a falta de informação a cerca do tema. É interessante que entendam os sinais, as causas, o que pode levar as pessoas a cometerem suicídio, quais os sinais que demonstram, o que fazer para gerar apoio, onde buscar apoio e o que não fazer para piorar a situação. - destacou a psicóloga das categorias de base, Liana Benício.

O Departamento de Formação de Atletas tem trabalhado fortemente com a formação e o desempenho dos atletas, como: a ferramenta biofeedback, que trabalha diretamente com o equilíbrio emocional e fisiológico dos jogadores, o ID Leão e na última quinta-feira (23), a categoria Sub-17 recebeu os jogadores Ronald e Robson, da equipe profissional, para falarem sobre carreira e motivação.