site

Leoas: Fortaleza estreia no Feminino A2 em casa diante do São Valério/TO; conheça elenco, comissão técnica e diretoria

19/out

Foto: Rafa Reis

O Fortaleza Esporte Clube vai fazer história mais uma vez na semana do aniversário de 102 anos. Pela primeira vez na história, as Leoas vão disputar uma competição nacional, o Campeonato Brasileiro Feminino A2. A estreia será contra o São Valério/TO, às 15h, nesta terça-feira (20), no Estádio Raimundão, na Caucaia. Devido à pandemia de Covid-19 e seguindo todas as orientações de segurança de saúde, a partida será de portões fechados e transmitida através da plataforma Mycujoo, no canal CBF TV. 

No Grupo B da competição, o feminino tricolor conta com 25 atletas com a média de idade de 23 anos. Com o técnico Igor Cearense, ex-meia do clube e experiente na modalidade, e com a preparadora física Raquel Ferreira, as Leoas retornaram aos treinamentos no dia 22 de setembro. 

“Estão bem preparadas e bem treinadas. Taticamente, evoluíram bastante, as atletas entenderam o meu trabalho, como eu gosto como a equipe joga: bem postada, organizada taticamente e rápida. Fico muito feliz como a equipe foi montada, pelo projeto ao longo prazo e tenho certeza que a nação tricolor vai ter muito orgulho de um time que está cada dia buscando o melhor conjunto e a melhor formação”, exaltou o treinador. 

A volante Tháfila, que está no Leão desde do ano passado e foi vice campeã cearense, projeta a estreia diante do São Valério/TO. “A expectativa está muito grande, treinamos muito fortes para chegarmos no jogo e estarmos bem preparadas. Hoje (no treino de quinta-feira), fizemos um coletivo já visando a estreia. O grupo está muito unido e animado. Vamos em busca dos três pontos”, disse a atleta. 

Fala, presidente!

Em live de aniversário de 102 anos realizada neste domingo (18) na TV Leão, o presidente Marcelo Paz exaltou o trabalho do futebol feminino. “No sábado, estive com as meninas, muito legal o bate-papo que tivemos sobre os sonhos que estão dentro delas e eu falei de sonho também. (...) Então, sonhem junto com a gente porque o futebol feminino também vai brilhar. Temos que ter essa grandeza como clube porque tem uma torcida apaixonada que contribui e tem muita gente boa agregada trabalhando, fazendo o seu melhor”, falou o presidente. 

Apresentação

Na semana anterior, o Site Oficial apresentou algumas atletas do elenco. Em forma de continuidade, confira as informações das outras 11 jogadoras que atuarão na competição e os profissionais que compõem a comissão técnica e a diretoria das Leoas. 

Zagueira

Nome: Naytielle Costa Correia
Apelido: Naytielle
Idade: 27/10/1999 (20 anos)
Cidade natal: Pontalina-GO
Clubes anteriores: Aliança/GO e Goiás Universo/GO
Títulos: Bicampeonato Goiano pelo Aliança e o Goiano 2019 pelo Goiás Universo
Informações: assinou com o Fortaleza durante a pandemia. Marcou seis gols no Goiás Universo (2019). Em 2016, com apenas 16 anos já fazia parte de uma equipe profissional e conquistou o terceiro lugar do Brasileiro Sub-20 pelo Aliança, atuando na lateral direita.
Em 2019, foi campeã goiana com a primeira equipe feminina do Goiás Esporte Clube, sendo a defesa menos vazada do campeonato sofrendo apenas quatro gols em oito jogos. Foi nesta competição que veio o destaque como zagueira.

Laterais 

Nome: Kedma Laryssa Santos Araújo
Apelido: Kedma
Idade: 02/09/2001 (19 anos)
Posição: lateral direita / volante / ponta direita
Cidade natal: Teresina-PI
Clubes anteriores: Tiradentes/PI e Iranduba/AM
Informações: assinou com o Fortaleza durante a pandemia e vale ressaltar que a atleta é uma atleta versátil, vem jogando de lateral direita, mas também atua muito bem como segunda volante e ponta. Neste ano, jogou o Feminino A1 pelo Iranduba. Foi artilheira do Piauiense Adulto com sete gols e vice-artilheira do Piauiense Sub-17 com oito gols em 2019.

Nome: Marilia Fiuza do Santos
Apelido: Fiuza
Idade: 26/03/1994 (26 anos)
Cidade natal: Fortaleza/CE
Clubes anteriores: Flamengo/PI, Abelhas Rainhas/PI e Caucaia/CE
Título: Campeonato Cearense pelo Caucaia
Informações: está no Fortaleza desde do passado, conquistou o vice-Cearense pelo Leão. Também foi vice Piauiense e jogou a Copa do Brasil pelo Caucaia.

Volantes

Nome: Manuela Correia de Sousa
Apelido: Manu
Idade: 22/06/2002 (18 anos)
Cidade natal: São Luís/MA
Clubes anteriores: Instituto Bom Pastor/MA, Afasca/MA, Boca Juniors/PI, Chapadinha/MA e Iranduba/AM
Informações: assinou com o Fortaleza durante a pandemia. Em 2019, marcou 9 gols. A atleta é oriunda do futsal e acumula títulos na modalidade. Em campo,o principal conquistado foi o vice-campeonato da Copa TV Cidade Verde Sub-17 pelo Boca Juniors/PI. Na competição, foi eleita a melhor jogadora da competição.

Nome: Maria Leidiane da Silva Paz
Apelido: Leidiane
Idade: 09/11/1998 (22 anos)
Cidade natal: São Luís do Curu/CE
Clubes anteriores: Menina Olímpica/CE, Caucaia/CE, Ceará/CE e Vitória De Pernambuco
Títulos: Campeonato Cearense Sub-20 2017 e 2018
Informações: assinou com o Fortaleza antes da pandemia.

Meias

Nome: Joelma Alves Gabriel
Apelido: Joelma
Idade: 05/03/1995 (25 anos)
Cidade natal: São Paulo /SP
Clubes anteriores: Centro Olímpico/SP, São Bernardo/SP, Corinthians/SP, Portuguesa/SP, Santa Cruz/PE, CRESSPOM/DF, Ane Mogi/SP, Ponte Preta/SP, 3B/AM e São José/SP
Títulos: Estadual Sub-17 pelo Centro Olímpico; Jogos Regionais e Jogos Abertos Mogi pela Portuguesa/; Campeonato Amazonense 2019 pelo 3B da Amazônia

Nome: Lidiane de Oliveira
Apelido: Lidiane
Posição: Meia esquerda / ponta esquerda
Idade: 31/07/1993 (27 anos)
Cidade natal: Mauá /SP
Clubes anteriores: Juventus/SP, São Bernardo de Campo/SP, F.C Lviv/UKR e A.D Sala Saragoça/ESP
Informações: assinou com o Fortaleza durante a pandemia. Conquistou títulos no futsal pelo Osasco/Unip e pelo Santo André/Primeiro de Maio. Em campo, tem experiência no futebol ucrâniano na temporada 2018/2019 e espanhol, em 2019. Pelo F.C Lviv, levou o prêmio como atleta valiosa.

Nome: Ana Beatriz Barbosa Carvalho
Apelido: Pepê
Idade: 21/04/2006 (14 anos)
Cidade natal: Fortaleza/CE
Clube anterior: Menina Olímpica/CE
Título: Campeonato Cearense Sub-17 pelo Menina Olímpica
Informações: assinou com o Fortaleza antes da pandemia. Em 2019, marcou três gols. O mesmo número em 2020, pela Copa do Nordeste com o Menina Olímpica.

Nome: Girlane Maria da Conceição Silva
Apelido: Gi
Idade: 02/09/2002 (18 anos)
Cidade natal: Amaraji/PE
Clubes anteriores: Caucaia/CE; Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Vitória das Tabocas/PE
Títulos: Hexacampeã pernambucana pelo Vitória das Tabocas.
Informações: assinou com o Fortaleza antes da pandemia.

Atacantes

Nome: Maria Eduarda de Souza Araújo
Apelido: Duda
Idade: 26/03/2004 (16 anos)
Cidade natal: Maracanaú/CE
Informações: está desde do ano passado no Fortaleza, sendo o primeiro clube da atleta. Na ocasião, conquistou o vice Cearense 2019 e marcou um gol no Cearense Sub-20

Nome: Jaqueline Maria Gomes Caldas
Apelido: Jaque
Idade: 25/04/2003 (17 anos)
Cidade natal: São Luís/MA
Clubes anteriores: Instituto José Carlos/MA e Viana/MA
Informações: assinou com o Fortaleza antes da pandemia. Começou no futebol aos seis anos de idade no projeto Instituto José Carlos (IJC) e disputou várias competições de base no futsal, fut7 e no futebol de campo. Atuou em jogos escolares maranhense no futsal e foi campeã em várias categorias. No adulto, começou aos 14 anos e com 15 disputou o primeiro Campeonato Maranhense pela equipe do Viana, sendo vice-artilheira. Aos 16 anos, em 2019, conquistou nove títulos e seis artilharias, fechando o ano com mais de 50 gols contando com as modalidades fut 7 e futebol feminino.

Fotos: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

Comissão Técnica

Técnico: Igor Cearense
Preparadora física: Raquel Ferreira
Massoterapeuta: Daniela Sá
Rouparia: Rochélia Castro
Fisioterapeuta: Mariane Cavalcante

Diretoria

Diretor do Futebol Feminino: Gildo Ferreira
Consultor Técnico: Chagas Ferreira
Coordenadora do Futebol Feminino: Fátima Batista
Gerente de Futebol Feminino: Fabiano Batista