Após empatar em 0 a 0 diante do Red Bull Bragantino na última quarta-feira (21), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Fortaleza encerrou a primeira fase na sétima colocação e foi a única equipe nordestina a se classificar para a próxima fase. Pelas quartas de final, o Leão do Pici enfrentará a equipe do Flamengo, em jogo único, disputado no Rio de Janeiro.
+ Seja Sócio! Seja Sócia! Ajude o Fortaleza a ficar cada vez mais forte
+ Se inscreva na TV Leão e acompanhe o Tricolor de perto
Com 32 pontos conquistados em 19 jogos, o Tricolor de Aço venceu nove, empatou cinco e foi superado também em cinco oportunidades. Dono da melhor defesa da competição, o Fortaleza sofreu apenas 16 gols, não sendo vazado em cinco oportunidades, fator determinante para a classificação para a próxima fase.
Sob o comando do técnico Léo Porto e do auxiliar Otávio Bettega, que assumiu a equipe quando Léo se ausentou para servir à Seleção Brasileira na Copa América, o Fortaleza teve como destaque o atacante Kauê Canela, artilheiro da equipe na competição com 10 gols marcados, e o volante e capitão Fabrício, que chegou a ser relacionado por Juan Pablo Vojvoda para compor o elenco profissional diante da equipe do Juventude, pela 13ª rodada do Brasileirão.
— Fizemos uma boa primeira fase, onde conseguimos implementar nossa ideia de jogo e fazer jogos competitivos. Pudemos dar rodagem ao elenco durante os 19 jogos e saímos como a melhor equipe nordestina. Agora é um novo campeonato, onde enfrentaremos uma forte equipe que defende o título e jogará em casa. Nesse momento estamos focados na recuperação dos atletas e vamos nos planejar para seguir na competição - pontuou Léo Porto.
Data, local e horário serão divulgados em breve pela CBF.