Azul, vermelho e branco são as cores do Fortaleza Esporte Clube, que formam sua principal identidade. A escolha foi uma homenagem do fundador Alcides Santos às cores da bandeira francesa. No estádio, elas proporcionam um festa inigualável por tamanha beleza e têm o poder de levar o Leão do Pici à grandes conquistas, pois como diz a marchinha: “o feitiço do teu jogo está nas cores, daquelas camisas tricolores”.
No decorrer dos seus quase cem anos de existência o escudo do Fortaleza Esporte Clube passou por algumas evoluções até chegar ao modelo que hoje é estampado no lado esquerdo do peito dos verdadeiros tricolores. Com o passar dos anos estrelas foram sendo inseridas no símbolo tricolor para representar suas conquistas.
Hoje, a estrela acima do escudo do Fortaleza representa a maior conquista do Futebol Cearense, e claro, do Tricolor. O título de Campeão Brasileiro da Série B 2018. É importante que o torcedor saiba que esse escudo carrega as cores, a esperança e a paixão da maior torcida do nosso Estado.
O mascote do Fortaleza Esporte Clube foi criado através da iniciativa de Sílvio Carlos, jornalista e ex-dirigente do Tricolor de Aço, com a ajuda do jornalista Vicente Alencar, no final da década de 60.
O Leão foi escolhido inspirado na trajetória de dedicação dos atletas que passaram pelo Clube. A fibra do nordestino e a garra do leão foram as justificativas para que esse pudesse representar toda a força e tradição do Tricolor. Foi a partir daí que o Fortaleza passou a ser chamado de Leão. Juba é o nome carinhoso dado ao mascote.
No dia 18 de outubro de 2020, quando o Fortaleza completou 102 anos, foi criada a mascote feminina. A Nação Tricolor escolheu o nome de Stella em homenagem ao time que inspirou a fundação do Clube.
A bandeira é um símbolo de soberania e, como tal, deve ser respeitada em sua originalidade e proporções. Pensando nisso, o Fortaleza Esporte Clube mantém sua tradição em respeito à história do Tricolor de Aço e o que diz o seu Estatuto.
Estatuto: Art. 95 – O Pavilhão do Fortaleza será representado por uma bandeira com seis faixas de dez centímetros cada uma, nas cores vermelho, azul e branco, com um retângulo de cor branca, na parte superior esquerda, onde serão apostas estrelas em número correspondente aos títulos conquistados pelo elenco de Futebol Profissional, na cor vermelha, e dourada para os títulos de âmbito nacional.
A iniciativa de vários torcedores em criar outras versões para a bandeira são aceitas, no entanto, a descrita no Estatuto é a representação da tradição e do respeito ao Fortaleza Esporte Clube.
HINO DA BANDEIRA DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE
Salve o Tricolor de Aço
Salve também sua bandeira
No meu coração há espaço
Pra te amar a vida inteira
Brilham no céu do Brasil
Três cores que dão emoções
Vermelha, branca, azul anil
Conquistando mil corações
Bandeira do Fortaleza
Meu amor por ti é profundo
Pois tuas cores estão presentes
Em copas de todo o mundo
Na terra em que nasceste
Tem mais vibrante torcida
Entre todas as bandeiras
Tu és a preferida
O Fortaleza começou a transformar-se em time popular graças à campanha “o clube da garotada”, slogan criado pelo jornalista Joracos, e trabalhada pelo jornalista Sílvio Carlos. O também torcedor Luís Rolim fazia festas no clube, que traziam muita simpatia das mulheres, já naquela época mais simpatizantes do Tricolor de Aço.
Este trabalho, principalmente com crianças (a torcida que mais cresce e aparece), frutificou na década de 80, e vemos hoje o crescimento inegável da torcida do Fortaleza.
Com a volta dos títulos locais, o Fortaleza passou a ser destaque nacional a partir de 2000, levando legiões de torcedores aos estádios nos anos seguintes. O que já se desconfiava, foi confirmada pelo instituto de pesquisa IBOPE, que afirmou em 2010 ter o Fortaleza a maior torcida do estado.
Esta tendência tem-se repetido desde então. O Clube cearense de maior torcida é o Fortaleza, como provam os números nas bilheterias dos estádios.
Nos últimos anos, a nação tricolor também ficou conhecida como ‘A Festa Mais Bonita do Futebol Brasileiro’ por fazer mosaicos e lindas festas na Arena Castelão em grandes jogos históricos e inesquecíveis.
O hino oficial do Fortaleza Esporte Clube foi criado em 1967 pelo compositor Jackson de Carvalho e é considerado um dos mais bonitos do futebol brasileiro. Letra e melodia formam um casamento perfeito, produzindo uma mensagem sonora capaz de sensibilizar não só o torcedor leonino, mas também apaixonados pelo futebol.
O hino tem, como arranjador, o maestro Manuel Ferreira e, como intérprete, o cantor Manoel Paiva. Além do hino do clube, Jackson de Carvalho compôs várias marchinhas em homenagem ao Tricolor de Aço. Casado com Aldenora Fernandes Pereira de Carvalho, teve um único filho, Roberto Pereira de Carvalho que, assim como o pai, é torcedor do Leão do Pici.
O hino do Fortaleza já foi regravado por grandes cantores como Fágner e a dupla Raimundo Arrais e Ayla Maria, além de ser escolhido por Chico Buarque um dos mais bonitos do Brasil.
Hino do Fortaleza Esporte Clube
Fortaleza
Clube de glória e tradição
Fortaleza
Quantas vezes campeão
Fortaleza
Querido idolatrado
Estás sempre guardado
Dentro do meu coração
Altivo
Tua vida sempre foi um marco
Tua glória é lutar e vencer também
Salve o Tricolor de Aço
No campo
Provaste mesmo que não tens rival
Tua turma é valente, é sensacional
Salve o Tricolor de Aço
Soberbo Tua fibra representa um norte
Combativo, aguerrido, vibrante e forte
Sem demonstrar cansaço
Receba um sincero
Abraço da torcida tão leal
Meu Tricolor de Aço
“Aquelas camisas tricolores”. A frase célebre de Blanchad Girão nos remete à referência que temos do uniforme oficial do Fortaleza Esporte Clube. O manto sagrado tricolor possui as seguintes definições:
Em seus primeiros anos de história, as listras tricolores da camisa do Fortaleza eram dispostas verticalmente. Mas em meados da década de 30, houve a mudança para o atual modelo, ficando as listras organizadas horizontalmente, assim como a bandeira do clube.
Atualmente, o uniforme de número um do Tricolor de Aço segue a tradição das listras horizontais na ordem vermelho, branco e azul, calção azul e meiões brancos. Foi o primeiro uniforme assinado pela Volt Sport e Fortaleza em maio de 2023.
O Fortaleza e a Volt Sport, fornecedora oficial dos materiais esportivos da equipe, lançaram a “Glória” em dezembro de 2023, que traz uma homenagem aos 50 anos da Arena Castelão e ao primeiro título do Campeonato Cearense de 1974. O novo manto é feito no tecido “Jacquard” com desenhos em relevo que remetem à história do Gigante da Boa Vista.
A camisa também faz referência ao título do Campeonato Cearense de 1974, o primeiro conquistado no recém-inaugurado estádio. O Fortaleza ergueu a taça de bicampeão após uma série de resultados históricos e contrariando as previsões da época.
Com ideias comemorativas, o Fortaleza lança, em tempos recentes, um terceiro uniforme para celebrar datas, feitos e momentos marcantes em sua história. Em outubro de 2023, foi lançada a “Eiffel”, que referencia às origens do clube, inspirado nas cores da bandeira da França, a Torre Eiffel aparece em destaque no novo manto.
A utilização das cores e da temática é uma homenagem histórica ao fundador do clube em 1918, o cearense Alcides Santos, que morou na França e por isso escolheu o azul, o vermelho e o branco como as cores oficiais do Fortaleza Esporte Clube.