O Fortaleza Esporte Clube anuncia o ídolo Rinaldo Santos como novo treinador da categoria Sub-15. O ex-jogador estava exercendo a função de auxiliar técnico no time Sub-20, e agora, comandará a garotada mais jovem para passar toda a experiência que teve fora e dentro dos gramados.
Antes de ser auxiliar do Sub-20, o profissional teve experiência na mesma função nas Leoas, a equipe de futebol feminino, em 2019, e no Sub-15, em 2020. No aniversário de 45 anos, o ídolo tricolor conversou com o site oficial sobre o grande sonho de virar funcionário do Fortaleza.
— Para mim está sendo uma experiência maravilhosa de estar convivendo com essa moçada no Sub-15, a safra é muito boa. Por causa da pandemia está tudo parado, mas é fantástico. Fui profissional há mais de 20 anos, joguei em muitos clubes do futebol brasileiro, então está sendo uma experiência incrível e inovadora. Era um sonho que eu tinha em ser funcionário do Fortaleza e graças ao presidente Marcelo Paz que me deu essa oportunidade, agora é procurar trabalhar e me aperfeiçoar cada vez mais, porque o futebol hoje você tem que estudar, senão fica para trás - falou o ex-atacante.
+ Seja sócio! Seja sócia! Ajude o Fortaleza a ficar cada vez maior
Como técnico pela primeira vez na carreira, Rinaldo descreve a sensação de está dando mais um passo importante no Fortaleza e diz que vai se dedicar para entregar o melhor trabalho na função.
— É uma sensação única, porque viemos nos capacitando para quando aparecer as oportunidades estarmos preparados. É claro que falta muito ainda. Tive uma conversa com o diretor executivo Agnello Gonçalves antes da proposta. A vida da gente é feita de desafios. Então, esperamos que eu possa corresponder a altura. Temos que nos capacitar mais e aprender mais porque você ser jogador é uma situação completamente diferente de você ser treinador. Mas o mais importante é que eu sou um cara que gosta de ouvir e sou muito curioso. Tanto que o Agnello, o diretor das categorias de base, Irlando Gomes, e o coordenador técnico, Leandro Floriano, tenha percebido isso no dia a dia. Eles tenham me observado muito meu trabalho no Sub-20. - disse o técnico do Sub-15.
Capacitação e envolvimento
O Departamento de Formação de atletas do Fortaleza acredita no potencial de todos os funcionários e os capacita para exercerem e dedicarem o seu melhor para o clube. Assim, reconhece o trabalho de profissionais que são da terra e que têm uma ligação de admiração e respeito pelo Leão do Pici.
— O trabalho que eu tive com o professores do Sub-20, Marconne Montenegro e do Sub-17, Júnior Câmara, aprendi muitas coisas. Aos poucos, vamos adquirindo essa nova filosofia de ser treinador. O Fortaleza está abrindo as portas de eu ser do Sub-15 hoje, então temos que está preparados e estudando para que possamos suprir bem a necessidade e a expectativa de todas as pessoas que estão depositando essa confiança em mim. Tive uma conversa muito boa com o Irlando, onde ele me prometeu disponibilizar todos os cursos da CBF para me capacitar cada vez mais. Isso é de grande valia e de grande importância porque é uma responsabilidade muito grande, mas gosto de desafios. Deixo claro que essa notícia me pegou um pouco de surpresa, mas estou aqui para servir o Fortaleza, independente de qualquer situação. Então, esperamos ter um caminho de sucesso da mesma maneira quando eu jogava. - finalizou Rinaldo.
Homem-Raio: um dos maiores ídolos e artilheiros do Fortaleza
Rinaldo Santos carrega história de títulos e gols com a camisa do Fortaleza, sendo um dos maiores ídolos do clube. Conquistou os Campeonatos Cearenses 2004, 2007 e 2010. É considerado um dos dois maiores goleadores em uma só partida do Clássico-Rei, juntamente com Clayton Maranhense, tendo marcado quatro gols diante do Ceará por 6 a 3.
Conhecido também como Homem-Raio, devido a sua velocidade quando era jogador, Rinaldo é o maior artilheiro tricolor em campeonatos nacionais, com 43 gols marcados nas Séries A e B, e também o maior artilheiro tricolor em edições da primeira divisão (27 gols). Ao total, marcou 108 gols com a camisa do Fortaleza, sendo um dos maiores artilheiros da história do Leão do Pici.