Na tarde da última quinta-feira (27), representantes dos 20 clubes que participam da Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram na sede da CBF para o conselho técnico da competição. Durante a reunião, foram debatidas normas para a disputa do Brasileirão 2020. O Fortaleza foi representado pela advogada Fabíola Guedes, uma das duas mulheres presente na sessão aberta pelo Presidente da CBF, Rogério Caboclo.
“Foi uma experiência muito engrandecedora, principalmente por se tratar de uma reunião de tamanha importância, com a finalidade de aprovar o regramento de uma competição como o Campeonato Brasileiro. Apesar do ambiente do futebol ainda ser predominantemente masculino, a receptividade foi muito boa o que nos faz visualizar na prática que a mulher tem conquistado mais seu espaço e tem tido maior representatividade em muitos setores, inclusive no Futebol”, destaca Fabíola.
Durante o conselho técnico, foram debatidos importantes questões para a disputa do Campeonato Brasileiro. Uma das principais mudanças em relação ao ano passado foi a decisão de proibir a venda de mandos de campo no Brasileirão. Ficou decidido também que os clubes poderão inscrever um total de 40 atletas no Campeonato Brasileiro até o dia 14 de agosto, com mais oito trocas na lista até o prazo definido do dia 11 de setembro. Apesar de mais "cedo" no calendário em relação ao ano passado, o limite se mantém na data prévia à 22ª rodada do Brasileirão.
O Brasileirão Série A está marcado para começar no primeiro fim de semana de maio. A data-base para a primeira rodada é nos dias 2, 3 e 4 de maio, enquanto a última rodada do Campeonato Brasileiro deve ser disputada no dia 6 de dezembro.