site

Nota oficial: Fortaleza x Paysandu

23/out

O Fortaleza Esporte Clube rechaça veementemente as ilações de que, para o jogo do último sábado (20), diante do Paysandu, foram postos à venda mais ingressos do que a capacidade do estádio comporta. A quantidade de ingressos disponibilizada à venda seguiu à risca o planejamento traçado no plano de ação apresentado na reunião de segurança na Federação Cearense de Futebol (FCF), realizada na com todos os órgãos envolvidos.

O clube faz um filtro no acesso à esplanada da Arena Castelão para que somente quem tenha ingressos consiga acesso. Todavia, nesse jogo, diante do grande fluxo de gente, muitos dos quais sem ingresso tentando acessar a esplanada, o filtro não funcionou como deveria. Assim, pessoas sem ingresso válido acessaram o local, por consequência, lotando as catracas de acesso ao estádio.

Por conta da grande aglomeração nas catracas minutos antes do início da partida, para garantir a segurança do torcedor evitar tumultos, o sistema funcionou em “módulo livre” (quando as catracas são liberadas e as pessoas acessam livremente). Entrando assim pessoas que estavam sem ingresso. Este tipo de ação não é feito a esmo, nem mesmo de forma irresponsável.

Para minimizar os problemas causados a nosso Torcedor, o Fortaleza, dentre outras medidas, está:
(A) reforçando a quantidade de seguranças privados no filtro de acesso à esplanada, para que cada vez mais só tenha acesso quem porte ingresso ou cartão de sócio-torcedor;
(B) aumentando a quantidade de catraqueiros e seguranças nas catracas;
(C) diminuindo a quantidade de ingressos à venda de 39.000 para 35.500, para garantir um maior fluxo de sócios-torcedores na partida;
(D) está solicitando à PMCE um aumento de efetivo para o jogo, para garantir a segurança do torcedor e conseguir impedir invasões. Houve registro ainda de pessoas sem ingresso que acessaram a esplanada invadindo o estádio, inclusive com quebra de grades de acesso.

Por fim, o Fortaleza vem a público pedir desculpas ao seu torcedor, ao seu sócio-torcedor, pelo possível desconforto gerado na última partida; além de assegurar que trabalhará com afinco para que isso não se repita. Sabendo que, mesmo com todas as providências, casos isolados ainda possam vir a acontecer.

Reiteramos ainda que, para a partida de sexta-feira (26), novamente com previsão de grande público, é importante que os torcedores cheguem cedo e adentrem logo à Arena Castelão, evitando grandes aglomerações nas catracas nos minutos que antecedem o início do jogo.

A Diretoria