O Fortaleza é o primeiro clube a incorporar de maneira pública e aberta, a sustentabilidade em seu planejamento estratégico. A ideia é buscar o uso da imagem do clube na divulgação das ações socioambientais propostas pelo projeto e na disseminação da cultura da sustentabilidade, transformando o Tricolor numa referência de sustentabilidade no futebol, no país e no exterior.
“Entendemos que o clube tem uma responsabilidade social e dentro do planejamento estratégico deste ano colocamos a responsabilidade ambiental como parte dessa responsabilidade social fazendo com que a gente passe a ter ações internas, na operação de jogos e junto ao nosso torcedor para que possamos desenvolver a responsabilidade ambiental do clube”, explica o presidente Marcelo Paz.
Os consultores de sustentabilidade do Fortaleza, Ricardo Júdice e Matheus Fontenelle, acreditam que o avanço sustentável ligado a um clube de futebol, alinhando seu planejamento estratégico aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU pode deixar uma marca histórica para o Leão.
“A partir desse passo inicial, a primeira ação acordada entre essa consultoria e as lideranças do clube, é o alinhamento do Fortaleza aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas – um conjunto desafios norteadores para grandes ações de Estados e organizações planetárias, dentro da chamada Agenda 2030. Esse alinhamento será um direcionamento para a correta definição de futuros projetos para o clube, dentro de uma orientação seguida por grandes empreendedores globais de sustentabilidade”, detalha Júdice.
“Isso nos permitirá conquistar uma valorização ainda maior da marca, reconhecimento da torcida e empresas parceiras, abrindo portas para futuros patrocinadores, dentro de um horizonte bastante promissor. A proposta de nossa consultoria é, nos próximos 12 (doze) meses, contribuir para que a grandeza do futebol se traduza, a partir dos exemplos pioneiros do Fortaleza, em ações efetivas para uma sociedade mais justa e um planeta melhor”, finaliza Fontenelle.