O Fortaleza Esporte Clube comunica que Renata Kóki é a nova consultora técnica do futebol feminino. Muito experiente na área, a ex-zagueira da Seleção Brasileira fechou com as Leoas para a temporada de 2021, período em que a equipe tricolor vai disputar o Cearense 2020, o Brasileiro Sub-18 e possivelmente o Brasileiro Série A2.
Renata Aparecida da Costa, de 34 anos, foi apresentada para o elenco na tarde desta segunda-feira (11), em treino realizado no CT Ribamar Bezerra. Além de ser ex-atleta, a profissional já foi auxiliar técnica e coordenadora do E.C Iranduba/AM e no 3B Sport/AM, este último exerceu também a função de gerente de futebol e supervisora.
Fazer as Leoas mais fortes é a grande meta da nova consultora técnica. “Implantar uma metodologia para um clube com a grandeza do Fortaleza, ter um futebol feminino forte e profissional. O Fortaleza teve uma campanha muito boa na A2 e por pouco não conseguimos o acesso. Espero que com a nova visão das atletas, possamos alcançar o nosso objetivo”, falou Renata.
Visar a profissionalização das jogadoras também está nos planos. “Algumas mudanças serão feitas, em relação a disciplina para tentar mudar a visão das atletas deixando o amadorismo de lado. O futebol feminino vem crescendo e a primeira mudança tem que ser da atleta. Em termos de estrutura, temos um bom local para treinamento, fiz meu primeiro acompanhamento no treino com as meninas, e gostei de saber que estão bem amparadas”, finalizou a profissional.
Multicampeã e experiente
Pela Seleção Brasileira, a ex-zagueira conquistou uma medalha de prata na Copa do Mundo no time principal, duas nas Olímpiadas e ouro nos Jogos Pan-Americano. No Sul-Americano foi campeã duas vezes tanto na equipe adulta quanto na Sub-20. Levantou também a taça da Copa Suíça.
Pelo Brasil, atuou no Santos/SP, Corinthians/Audax, Portuguesa Londrinense, Marilia F.C, Iranduba/AM, Foz Cataratas, Grêmio Maringá e entre outros. Além da experiência internacional no Odense Boldklub/DK, F.C Kubabochka/RUS e LDB FC/SE.