O ano de 2020 foi difícil para o mundo diante da pandemia de Covid-19, assim o esporte também teve que se adaptar aos cuidados contra o vírus. Mesmo sendo um período imprevisível, inconstante e de meses de paralisação de atividades, o Fortaleza Esporte Clube conquistou títulos nas categorias de base e em outras modalidades. Além disso, recebeu o certificado de clube formador, fechou parcerias de sucesso, investiu na expansão do eSports e conseguiu ir longe em muitas competições.
Roberto Moreira, diretor das categorias de base e dos esportes olímpicos, avalia o ano e pontua a conquista do certificado de clube formador. "2020 foi um ano atípico, essa pandemia que nos fez passar cinco meses sem nenhuma atividade nas categorias de base, mas graças a Deus e ao trabalho da nossa diretoria junto com o presidente Marcelo Paz conseguimos ultrapassar esse período. (...) Apesar de toda essa dificuldade, o Fortaleza não parou. Se programou e trabalhou para que quando acontecesse o retorno, voltássemos mais fortes. Neste ano, entregamos todos os documentos da CBF e saiu o tão sonhado certificado de clube formador, isso nos coloca no patamar de grandes clubes do Brasil", pontua o dirigente.
Categorias de Base
A garotada chegou longe nas competições que disputou e levantou duas taças: da Aldeia International Cup e Copa Seromo, ambas na categoria Sub-13. O Sub-15 conquistou de forma invicta a Copa Seromo. Enquanto isso, o Sub-17 ainda disputa a competição, sendo líder do Grupo B e o Campeonato Cearense, estando no segundo lugar.
O Sub-20 fez uma boa campanha na Copa do Nordeste da categoria e conquistou o vice-campeonato. E o Sub-23 disputou pela primeira vez o Brasileiro de Aspirantes, ficando em quinto lugar do Grupo B na primeira fase.
Fortaleza Basquete Cearense
Em mais uma parceria de sucesso, o Fortaleza fechou com o Basquete Cearense para o crescimento e expansão da marca e da modalidade, dessa forma nasceu o Fortaleza Basquete Cearense. Com a união de dois gigantes, o Carcalaion vem fazendo uma boa campanha no NBB 13 e terminou o ano de 2020 em 6º lugar com 8 vitórias em 13 jogos.
Basquete Em Cadeira de Rodas
O paradesporto tricolor começou o ano com tudo conquistando o terceiro lugar na Copa Basquete em Cadeira de Rodas X3 feminina, em Salvador, no dia 8 de fevereiro. Foi a única competição que a modalidade disputou, pois diante da pandemia de Covid-19, os atletas tiveram que se isolar e se cuidar de forma dobrada.
Handebol Feminino
Ainda em fevereiro, o handebol feminino começou mais um ano de conquistas vencendo a Supercopa Rede Cuca 2020, depois acumulou títulos da V Copa Metropolitana no retorno das atividades em novembro. No dia 13 de dezembro, para fechar o ano com maestria, seguiu com a hegemonia no estado sendo octacampeãs do Campeonato Cearense.
Power Soccer
O power soccer tricolor, em parceria com a ADESUL, iria disputar o Brasileirão, Libertadores e Jogos Paradesportivos do Ceará neste ano. Por causa da pandemia, os treinos da modalidade foram suspensos e vão voltar em 2021 levando em consideração a saúde e a segurança de todos os atletas, que fazem parte do grupo de risco de Covid-19.
O ponto positivo é que os atletas Igor, Darci e Saymon foram convocados para a Seleção Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas, além do técnico David Xavier para liderar a comissão técnica da amarelinha.
Paratletismo
Em março, no mês da mulher, foi a vez do Leão do Pici continuar incentivando o paradesporto e no poder feminino no esporte. Fechou parceria com a paratleta cearense Fah Fonseca, torcedora do Tricolor e multicampeã, sendo a única corredora cadeirante que representa o nosso Estado a nível nacional e internacional.
eSports
Em abril, o Fortaleza entrou nos esportes eletrônicos e apenas em oito meses de projeto conquistou 11 títulos nacionais, internacionais e estaduais nas variadas modalidades do eSports, criando assim o Fortaleza E-Sports.
As primeiras taças nacionais foram levantadas com o time de FIFA X11 quando venceu a Taça Brasil X11, a Divison Pro, a Copa do Brasil, a Super Copa (todas da Global Fut Club), e a Star League da Gamund. No PES X11 conquistou a 3ª Divisão da Federação FPL, a Uefa Europa Liga Federação PES Forever X11, a Super Liga Europa Federação PES Forever e a Copa Divisões Federação da FPL. Joel Sapo foi vice-campeão pela segunda vez do E-Brasileirão no X1.
O Fortaleza E-Sports continuou fazendo sucesso e lançou parceria com a GoGamers e Mace Gaming para expandir o mercado para o Counter Strike:Global Offensive, o League Of Legend e o Free Fire. Em menos de um mês após o lançamento, o Leão foi campeão da Liga Cearense de Esports de LOL e de CS:GO.
Futsal
O futsal adulto tricolor retornou ao Campeonato Cearense após 11 anos e chegou até as quartas de final. Em outra competição, na Copa Jacarecanga, o Leão conquistou o vice-campeonato. Enquanto isso, a garotada da base foram campeãs do Circuito Norte/Nordeste Sub-13.
Também teve as meninas do Sub-14 conquistando a 1ª Copa Brasileirinha e as do Sub-17, o vice-campeonato da competição.
Beisebol
O Fortaleza Beisebol começou o ano disputando a Liga Nordeste, mas teve que ser suspensa por causa da pandemia de Covid-19. No retorno das atividades, conquistou o vice-campeonato da III Taça Natal.
Hóquei Sobre Patins
O hóquei sobre patins tricolor disputaria o Campeonato Brasileiro, mas por causa da pandemia de Covid-19, o calendário da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinagem de 2020 foi cancelado. Assim, disputou o primeiro jogo da final do Cearense no Clássico-Rei. A partida de volta ainda será marcada.