A equipe Sub-20 do Fortaleza iria estrear no Campeonato Cearense em maio, mas por causa da pandemia de COVID-19, o mundo parou e a expectativa de jogar na primeira competição do ano ficou para depois. Marconne Montenegro, treinador da categoria, e membros da comissão técnica estão trabalhando com os atletas diariamente para que não percam o condicionamento físico, psicológico e nutricional na quarentena.
Diante disso, o professor traça objetivos e planejamento após a parada, contando também da filosofia de jogo, o que engloba as raízes do Tricolor de Aço e dos conceitos da equipe profissional, comandada pelo técnico Rogério Ceni. Confira a entrevista concedida ao Site Oficial do Leão:
Preparação e expectativa para a temporada
“Buscamos mais atletas com mais experiências em grandes competições nacionais, tendo destaque em suas respectivas equipes. E que também, apesar de jovem, possa estar trabalhando com uma equipe profissional. Esse foi o perfil que a gente estabeleceu e as características que um jogador venha para jogar no Fortaleza.
Fizemos alguns amistosos, onde um foi com a nossa equipe do Sub-17, que tivemos que olhar mais para o nosso potencial para ver o nível de condições físicas e de jogo, buscando entrosamento e trabalho coletivo. A expectativa da gente continua sempre positiva, dentro do que a gente estabeleceu de contratações, de formar uma equipe muito forte e de alto nível. Então, continuamos bastante motivados”.
Trabalho da comissão técnica com atletas e famílias durante a pandemia
“Durante esse período, tivemos uma preocupação de elaborar um programa de treinamento individualizado entre o departamento de preparação física e fisiologia, também comissão técnica de forma geral. Estamos falando diariamente com todos os atletas para que através de vídeos, eles mostrem os trabalhos sendo feito. Sempre prezando pela saúde deles e evitando aglomerações neste momento.
Todo os departamentos que compõe a categoria de base estão à disposição dos atletas, seja na parte física, técnica, nutricional, principalmente na parte da psicologia, não só apenas para os atletas, mas para as famílias deles também, porque é um momento difícil para todos nunca vivido em quarentena”.
Filosofia de jogo
“Sem dúvidas que o modelo de jogo da equipe do Sub-20 tem que ser espelhado no modelo do profissional, à vista que é um modelo vencedor, ganhou muitos títulos nos últimos dois anos. A filosofia de jogo do clube e da sua própria torcida, é que é um time que precisa ser aguerrido, que não se entrega durante todo o jogo, que joga de forma proativa, busque propor o jogo e não ficar atrás esperando que o adversário nos agrida.
Na minha filosofia, não é diferente, eu gosto de um futebol bem jogado, eu gosto de uma equipe que tem o controle com muita posse de bola, que tenha boa técnica, que pressione o adversário no campo dele, busque marcar gols e marcar forte na frente para roubar a bola próximo ao gol adversário, que mantenha uma compactação e uma transição defensiva”.
Calendário
“Estão confirmados o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, a Copa Seromo e a Copa São Paulo 2021. Essas foram as que foram repassadas para nós. Existe a possibilidade de disputa em mais campeonatos no âmbito nacional, mas ainda não foram confirmadas pela CBF e nem pela Federação Cearense, então ficamos no aguardo”.
Planejamento pós-parada
“Os atletas passarão por uma avaliação física, médica e psicológica para saber como todos eles se encontram e em seguida a gente já reinicia os treinamentos, fazendo também um novo cronograma de treino junto com toda a comissão técnica. Para quando a confirmação da data de estreia, possamos visar as assim treinamentos e estrear na melhor forma possível, que os atletas se encontrem em um bom nível físico, técnico, tático e psicológico para o começo do campeonato”.
Objetivos para 2020
“Pelo patamar do clube, quando a gente fala de objetivo, a gente ter que ter em mente que sempre vamos buscar o título nas competições que estamos disputando. Isso tem está sempre como prioridade. Além disso tudo, fazer uma preparação muito forte para que a gente possa chegar na Copa São Paulo de 2021 e realizar uma grande competição. Aliado a isso, também nós temos como obrigação de revelar jogadores, potencializar o nível desses atletas, que estão nessa transição do sub-20 para o profissional para que eles possam fazer parte do grupo profissional. Então, são essas as situações que já fazem parte de um clube tão vitorioso e tão forte hoje no cenário nacional”.