As Leoas retornaram ao ranking nacional feminino 2021 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgado na última segunda-feira (29). Na tabela, o Fortaleza soma 1340 pontos na 55ª colocação por disputar o Campeonato Brasileiro Série A2 pela primeira vez no ano passado, chegando até as quartas de final, e a conquista do Campeonato Cearense após dez anos.
![](https://fortaleza1918.com.br/wp-content/uploads/2021/03/DSC_1310-1200x800.jpg)
O gestor do departamento de futebol feminino, Gildo Ferreira, celebrou o retorno das Leoas ao ranking. “Ficamos muito felizes em voltar a figurar no ranking nacional do futebol feminino nacional, mas sabemos da nossa responsabilidade, a confiança que nos foi depositada pelo presidente Marcelo Paz, sabiamente que optou pela continuidade da categoria. Eu que era do administrativo e agora assumo definitivamente como gestor do departamento de futebol feminino, mas conto com pessoas de nível como a Dona Fátima, que é uma das precursoras junto com o Fabiano da categoria”, falou o diretor.
Porém, o trabalho não para e o Fortaleza quer chegar mais longe no ranking nacional. “Batemos na trave ano passado no Brasileiro Série A2, terminamos na sétima colocação com quase 60% de aproveitamento. No geral, quase 85% de aproveitamento dentro de casa. Artilheiras como a Leidiane, que fez sete gols, destaques como a Natália, Tháfila, a própria goleira Mirian Paixão, que foi decisiva recentemente no Campeonato Cearense e ano passado foi decisivo para que a gente pudesse classificar para outras fases no Brasileiro Série A2. Temos um time bem competitivo e esse ano sabemos da responsabilidade, mas confiante que a podemos sim lograr êxito e figurar uma melhor posição dentro do cenário nacional, dentro desse ranking”, finalizou.
![](https://fortaleza1918.com.br/wp-content/uploads/2021/03/DSC_0902-1200x800.jpg)
Entre os 23 times nordestinos, o Fortaleza figura na 14º colocação e na terceira posição entre as equipes do estado, ficando atrás de Ceará e Caucaia. Ressalta-se que o time feminino do Tricolor de Aço retornou às atividades em 2019, após ficar parado em 2010.
Toda a comissão técnica e grupo de jogadoras estão se preparando para retornar aos treinos e iniciar a preparação para o Campeonato Brasileiro Série A2, previsto para maio.