A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última segunda-feira (5) o ranking atualizado para 2023 do futebol feminino no país. De volta ao ranking desde 2021, as Leoas continuam em crescente e ganharam nove posições no ranking atualizado, pulando para a 31ª colocação com 3132 pontos.
+Seja sócio! Seja sócia! Reforce as Leoas para ficarem cada vez mais fortes
+ Assine OnLaion por R$8,40 e tenha acesso imediato
Com a volta às atividades da equipe em 2019, as Leoas vem em uma crescente que acompanha a instituição como um todo, conquistando os títulos nos anos de 2020 e 2022 do Campeonato Cearense. Já no Campeonato Brasileiro A-2 o sonho do acesso à elite permanece vivo, já que nesta temporada mais uma vez acabou batendo na trave no jogo que garantiria uma vaga na série A-1 de 2023.
Diretor das Categorias de Base e Futebol Feminino do Fortaleza, Irlando Gomes vê como um movimento natural o crescimento das Leoas no ranking, algo que é fruto de muito trabalho e competência daqueles que fazem o futebol feminino do Tricolor de Aço.
— A evolução no ranking da equipe feminina é algo natural, com o investimento e a estrutura que o clube fornece o esperado é que só temos a crescer a cada ano que passa. Retornamos ao ranking nacional em 2021 e dois anos depois já estamos em uma posição bem favorável, porém bem distante da posição que uma instituição como o Fortaleza tem que estar. Desde que voltamos às atividades estamos trabalhando para colocar as Leoas na elite nacional e vamos em busca do acesso também em 2023. Esse ano acabamos batendo na trave, mas na última competição da temporada conquistamos um título que nos mostrou que estamos no caminho certo - comentou o diretor.
Com o salto de posições no ranking, as Leoas que em 2021 ocupavam o 55º lugar do ranking eram a 14ª equipe do Nordeste melhor colocada, além de ser a terceira do estado. Em 2023 o cenário já é bem diferente, sendo a segunda equipe melhor colocada do estado e a sexta melhor ranqueada do Nordeste. Destaque na categoria é a formação de atletas, onde com forte presença na equipe principal, as jogadoras oriundas das categorias de base vem ganhando destaque e cada vez mais sendo presente no time titular das Leoas.