Com origem no futsal, graduado em Educação Física, já com licença C da CBF e com um vasto currículo, mesmo aos 37 anos, Francisco William Cassiano da Silva é o responsável por comandar os garotos da categoria sub-13 do Fortaleza. William Júnior, o Junior Negão, foi atleta de futsal com duas passagens pelo clube, em 2007 e 2010, atuando também pelo futsal internacional, no Cazaquistão, pela equipe do Skyug nas temporadas 2011 e 2012.
Início de carreira de treinador
Júnior, ao parar de jogar, iniciou projetos com garotos, com destaque para o Projeto Social chamado Falcões da Vila, onde conquistou vários títulos a nível estadual e regional e em 2017 recebeu convite para treinar os garotos do futsal do Fortaleza.
Chegada ao Fortaleza e conquistas
Em 2017, convidado pelo Conselheiro Armando Júnior para ser treinador das categorias Sub-11 e Sub-13 do Futsal, Júnior conquistou o título da Copa Metropolitana e Campeonato Cearense Sub-13, além de campeão da Copa Lifec pela categoria Sub-11.
O ano de 2018 inicia com uma nova oportunidade para Júnior Negão. Roberto Studart, o Betinho, Diretor das Categorias de Base, o convida para comandar os garotos do futebol, categoria sub-13. Trajetória inicia com o título de Campeão Cearense, título este com maioria dos garotos que atuaram no futsal em 2017. No mesmo ano, foi bicampeão cearense de futsal, vice-campeão brasileiro de Futsal e campeão da Arena Cup de Futebol.
Em 2019, Júnior teve a oportunidade de comandar a garotada do sub-13 em uma competição internacional. O Fortaleza participou da Eurocopa na Holanda. Ainda em 2019, pelo futsal, foi campeão da Taça Círculo Militar, Bicampeão da Copa Lifec, Tricampeão Cearense, Campeão da Copa Golaço de Futsal Sub 13 e Sub 9, Campeão da Copa Sesc Sub 9, Terceiro colocado na Taça Brasil. Comandando a equipe de futebol sub-13 foi Bicampeão da Copa Arena Cup, Campeão da Copa Metropolitana e Vice Campeão Cearense.
O ano de 2020
Para o ano de 2020, novamente comandando os garotos da categoria sub-13, Júnior Negão, com um elenco de ponta, iniciou a temporada disputando a Eurocopa na Holanda e dessa vez ficando na terceira colocação, perdendo apenas para uma grande potência mundial, o Chelsea, na semifinal.
Júnior revelou sua expectativa para restante do ano, falando sobre o período de pandemia e calendário das competições previstas para 2020:
“A expectativa de dominar mais uma vez a categoria sub-13 dentro do nosso Estado, trazendo talentos para o clube, com o objetivo de formar vencedores, grandes atletas que em breve veremos atuando no nosso profissional”.
“Com a chegada da Pandemia tudo ficou mais difícil, mesmo assim estamos buscando fazer o trabalho a distância, o primeiro passo foi criar uma rotina para os atletas. Dentro desta rotina vem sendo realizada uma live nos dias de segunda, quarta e sexta as 16h, onde o atleta assiste a histórias de vários profissionais do Futsal e Futebol. No dia seguinte, fazem um resumo do que aprenderam. Para manter o físico dos atletas, estamos usando aplicativos passando os treinos três vezes por semana”.
“Falar sobre um novo calendário esse ano é difícil, na verdade o que fica na cabeça é a dúvida e preocupação, pois sabemos que as federações têm várias categorias e o tempo será curto para realizar todas as competições. Mesmo com tudo isso seguimos fortes e prontos, aguardando o retorno das atividades para representar bem o nosso Fortaleza”.