Na história vai ficar! O Fortaleza Esporte Clube encerra a temporada de 2021 como a melhor da sua história em 103 anos de instituição. Além da vaga inédita para a Copa Libertadores, o Tricolor de Aço fechou com chave de ouro no G4 do Brasileirão, sendo o melhor nordestino na era dos pontos corridos. Além disso, sem esquecer do tabus quebrados no campeonato nacional, do tricampeonato cearense invicto e do terceiro lugar na Copa do Brasil.
Do inferno à glória eterna. A nação tricolor, que sofreu com 8 anos na Série C, irá lembrar para sempre o que o Leão do Pici fez em 2021. Relembre:
TRICAMPEÃO CEARENSE INVICTO
O tricampeonato cearense invicto foi o 44º título estadual do Fortaleza, sendo o maior campeão do Estado e do século. Com a melhor campanha na edição de 2021, o Leão conquistou seis vitórias e três empates. A final foi realizada em duas partidas diante do maior rival com um triunfo e um empate.
Além dos feitos gerais, o técnico Juan Pablo Vojvoda levantou a sua primeira taça como treinador e Marcelo Paz se tornou o primeiro presidente do clube a ser tricampeão cearense consecutivo.
COPA DO NORDESTE
A Copa do Nordeste marcou o ponta pé inicial do Fortaleza na temporada. Na estreia, o Leão venceu o CRB, por 1 a 0, na Arena Leão 1918. Com 70% de aproveitamento, o Tricolor foi até as semifinais, e fez uma campanha de seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Terminou a competição em terceiro lugar.
LEÃO NAS SEMIFINAIS DA COPA DO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ
A temporada histórica também passou pela incrível campanha na Copa do Brasil. O dia 15 de setembro de 2021 é inesquecível para o torcedor tricolor ao ver o Fortaleza na semifinal da competição pela primeira vez. Nas quartas de final, bateu o São Paulo por 3 a 1 na Arena Castelão, com um 2 a 2 suado no primeiro duelo, no Morumbi.
Ficou entre os quatro melhores times do Brasil como o único clube que veio da primeira fase. Antes de fazer o feito inédito, a equipe chegou às quartas de final batendo a melhor campanha já feita na história, que ocorreu em 2001.
Finalizou a competição com seis vitórias, dois empates, duas derrotas com 15 gols feitos e onze contras.
TABUS QUEBRADOS, VAGA NA LIBERTADORES E G4
Tudo começou com o eletrizante 2 a 1 diante do Atlético/MG, em pleno Mineirão. A virada em Minas Gerais seria também o início de uma virada de chave na história do Fortaleza Esporte Clube. Dos 20 times, o Leão do Pici foi o único que permaneceu entre os seis colocados em 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.
Com vitórias e derrotas, todas as partidas foram importantes para o Tricolor de Aço fazer história neste ano. A equipe quebrou tabus contra grandes times do futebol brasileiro e bateu recordes durante a competição. Confira:
- Se tornou o clube nordestino com o melhor desempenho na história do 1º turno do Brasileirão, na era dos pontos corridos. Além de ter terminado no G4, obtendo a melhor colocação de um time nordestino na era dos pontos corridos.
- O único que permaneceu no G6 em 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.
- Bateu o Atlético/MG fora de casa, assim, encerrou um tabu de 15 anos de não vencer o adversário em Minas Gerais.
- Derrotou Corinthians, São Paulo e Palmeiras depois de mais de 16 anos.
- Triunfou contra o Sport fora de casa pela primeira vez.
- Na vitória contra o Fluminense, voltou a vencer no Maracanã após 15 anos.
Com tabus quebrados, o sonho para jogar a Libertadores pela primeira vez foi concretizado na 36ª rodada. O Leão lutou até o fim e bateu o Juventude por 1 a 0 com gol de Depietri diante de mais de 45 mil torcedores para cravar uma vaga na Pré-Libertadores Dois dias depois, por uma combinação de resultados, o Fortaleza conquistou uma vaga na fase de grupos.
O encerramento foi com chave de ouro para coroar a temporada. No olhar de alegria de 51.125 tricolores, que faziam muita festa, o Fortaleza bateu o Bahia por 2 a 1 de virada na última rodada. Assim, concretizou-se entre os quatro melhores times do Brasil e obteve o maior público do futebol cearense em 2021.