"Combativo, aguerrido, vibrante e forte. Sem demonstrar cansaço". O trecho do hino do Fortaleza Esporte Clube resume muito bem a identidade Leão ou ID Leão. Liderado pelo coordenador técnico das categorias de formação, Leandro Floriano, a ideia é implementar a partir da história, cultura do clube, depoimento dos ídolos, a paixão da torcida e as equipes históricas, uma filosofia de trabalho que nos represente perante a comunidade do futebol e seja um norte na formação de atletas identificados com o Fortaleza.
A partir do ID Leão, os jogadores das categorias de base são orientados sobre a importância de representar o Fortaleza. Quais os comportamentos individuais e coletivos são esperados de um jogador em campo? Como a equipe joga?
Leandro Floriano participou da implementação desse tipo de modelo em outros clubes que teve passagem, como o Athletico Paranaense. O coordenador explicou: o que é o ID Leão? como vai funcionar? quem participa? e falou outras curiosidades. Confira:
— "O modelo de jogo que está sendo construído, na verdade está sendo documentado, pois não é uma construção do zero. É um modelo que parte de toda história, ídolos, torcida e das grandes equipes que representaram o Fortaleza ao longo da história. O que estamos fazendo é considerar toda essa cultura do clube e transformar em um documento que possamos aplicar como norte para as categorias de base", - contou Leandro Floriano.
Como funciona?
— "Tudo que se manifesta em campo é uma consequência do que está fora do campo. Então, jogar no Fortaleza é considerar a paixão da torcida, a forma como foi fundado, como o clube veio se desenvolvendo ao longo dos anos e como está estabelecido hoje no mercado. Nossa expectativa é criar equipes com toda essa grandeza. Então, o nosso torcedor precisa olhar para dentro do campo e ver um garoto de Sub-11 ou Sub-20 jogar e ter a clareza de que está representando a história rica e centenária do Fortaleza. Isso tem que se manifestar em campo. A nossa expectativa é que esse documento oriente todas as nossas ações ao longo da formação dos jogadores", - pontuou o coordenador.
Para a implementação do ID Leão, Leandro Floriano teve a ajuda dos ex-atacantes Rinaldo e Clodoaldo, ídolos do Fortaleza e que trabalham hoje nas categorias de base. Os ex-atletas deram uma palestra sobre o que é vestir a camisa tricolor.
Quem participa da implementação da ID Leão?
Do presidente Marcelo Paz a todos das comissões técnicas, diretoria, atletas, psicologia, nutrição, departamento médico, assistente social e outros funcionários, que compõem o departamento de formação do Leão do Pici, são os que fazem o ID Leão ser fortalecido e implementado.
— "Lidero a elaboração do modelo, mas não decido nada. Reúno áreas, entrevisto profissionais, que também são torcedores. Converso com os treinadores de todas as categorias, eles têm uma participação significativa na construção. Temos reuniões regulares, discutimos os conceitos. Eles vão trazendo as opiniões, pontos e cortes. Chegamos a alguns comportamentos que representam a tradição tricolor. Agora, estamos na fase de elaborar esses conteúdos para adquirir esses comportamentos na prática: o que precisamos treinar para isso ser manifestado ao longo dos jogos. O clube inteiro participa. Eu, enquanto líder, sou um observador de tudo que está acontecendo, e tento trazer para os treinadores o modelo de jogo, que é uma área mais técnica", - explicou Leandro.
Modelo dinâmico
— "O modelo nunca estará fechado, assim como o clube nunca estará fechado para ideias, então é tão aberto quanto o clube. É dinâmico. Então, conforme o clube vai evoluindo, vai demandando outras características que precisam apresentar. Vou dar um exemplo. Hoje, a torcida entende a importância de um goleiro jogar bem com os pés. Isso não acontecia a dez anos atrás. Então, não posso só me basear do passado, mas também entender o que está acontecendo no presente. A torcida tem expectativa da formação desses jogadores.", - finalizou Leandro Floriano.
Competições nacionais e subida no ranking
Devido à 18ª colocação no ranking da CBF, o Fortaleza conquistou vagas para disputar o Campeonato Brasileiro Sub-17 e Sub-20 neste ano. O Leão do Pici participa dessas competições pela primeira vez na história. A garotada também vai atuar na Copa do Brasil Sub-17 por ter sido campeã do Campeonato Cearense 2020. Além desses torneios, o Leão participa de competições estaduais e regionais ao decorrer da temporada.