Único time nordestino presente no Gol IberoAmérica, congresso mundial de responsabilidade social entre os times de futebol, o Fortaleza Esporte Clube assinou, na oportunidade, um termo de intenção de criação da Rede de Clubes de Responsabilidade Social de Clubes da América do Sul.
+ Seja Sócio! Seja Sócia! Aproveite descontos exclusivos
+ Se inscreva na TV Leão e acompanhe o Tricolor de perto

Além do Laion - que possui o Bem Tricolor como seu braço social - , representam o Brasil, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Atlético-MG (Instituto Galo) e Athletico-PR (Fundação CAP). Participaram também Real Madrid-ESP, Inter de Milão-ITA, Peñarol-URU, Cerro Porteño-PAR, Argentino Juniors-ARG, Vélez Sarsfield-ARG, Independiente-ARG, Belgrano-ARG, River Plate-ARG, Atlético Tucuman-ARG, Hurácan-ARG, Racing-ARG e Independente Del Valle-EQU.
Thiago Fujita, líder de Responsabilidade Social do Fortaleza, esteve presente e representou o Leão do Pici ao lado de clubes como Flamengo e Independente Del Valle em um dos painéis e ressaltou a importância da presença do clube cearense.
— O congresso foi mais um passo importante dos clubes que caminham para formalizar uma rede de atuação em responsabilidade social na América. Pude expor sobre a importância de tratarmos sobre o combate às discriminações e estar entre os maiores do mundo que tratam de responsabilidade social é algo que o Fortaleza e sua torcida têm de se orgulhar - celebra Thiago Fujita.
RACISMO E DISCRIMINAÇÃO NO FUTEBOL
Um dos temas abordados foi o Racismo e Discriminação no Futebol, e na sua história, o Fortaleza representa combate de forma positiva a causa.
Em 2020, o Fortaleza esteve no Clube de Criação com a campanha "Alvo nas Costas", aplicado nas costas das camisas dos jogadores, o símbolo traduz o sentimento carregado diariamente por esses e tantos outros atletas que são perseguidos por atos de racismo.
Em 2024, no Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, mais uma ação, dessa vez estrelando o ídolo e capitão Tinga sendo perseguido por seguranças dentro de uma loja de eletrodomésticos, aparentemente numa ação racista, mas que se mostra na verdade uma tietagem ao atleta.
Já no Dia da Consciência Negra do mesmo ano, o Fortaleza produziu o "VAR (Vidas Além do Racismo)", que se tornou finalista do Prêmio Sou do Esporte, vinculado à Band Sports na qual o clube instalou uma cabine de vídeo em uma estação de metrô para exibir histórias reais de racismo.
Além dela há outras ações que incluem a campanha de 2025, "Ninguém nasce racista" em apoio ao filho do jogador Zé Welison, um mosaico antirracista em um jogo contra o River Plate durante um jogo da Taça Libertadores da América de 2023 e, no mesmo ano, Fortaleza e Vasco adotaram, juntos, uma campanha contra o racismo no momento de divulgar as escalações para o jogo.
GOL IBERO-AMÉRICA
Tido como um espaço para discutir, coordenar e continuar promovendo o poder do esporte em toda a Ibero-América, o Congresso de Futebol para o Desenvolvimento, reuniu clubes, fundações, organizações sociais, organismos internacionais e empresas para construir em conjunto uma agenda regional que potencialize seu impacto social e possa transformar realidades quando o futebol se torna uma ferramenta para o desenvolvimento.
O evento foi organizado em colaboração do Banco de Desarrollo dos países da América Latina e Caribe, do Programa das Nações Unidas da Argentina e da Fundação Real Madrid, o evento acontece em Buenos Aires, na Argentina, na Fundação River Plate e contou com a participação do Real Madrid, Inter de Milão.