O time de futsal do Fortaleza Esporte Clube foi apresentado para a imprensa, na tarde desta terça-feira (25), no Centro de Excelência Alcides Santos. O técnico Francisco Aires, o preparador físico Marcelo de Lima estiveram presentes, além dos atletas Renan Araújo (fixo), Rafael Negão (fixo) e Adão Lopes (pivô), que falaram um pouco sobre as expectativas para o Campeonato Cearense 2020.
A equipe, que vai contar com 17 atletas para o Estadual, vem treinando para o torneio há quase um mês seguindo todas as orientações de segurança de saúde em combate ao novo coronavírus.
Francisco Aires, que já foi atleta e técnico do sub-20 do Leão, tem vasta experiência na modalidade local e marca sua segunda passagem pelo clube desde 2019, quando o futsal tricolor retornou às atividades após 10 anos.
Ser treinador do modalidade adulto do Fortaleza é um grande sonho para o técnico, que falou sobre o novo desafio. “É uma motivação muito grande você trabalhar e vestir a camisa do time que você ama. Então, está sendo diferente. Já estive em outros trabalhos e em outras conquistas, mas está sendo novo para mim".
Preparação física
Em busca de colocar mais um troféu estadual na prateleira, o Leão vai contar com 80% do elenco remanescente para o Campeonato Cearense. O preparador físico Marcelo de Lima explica como está sendo a preparação física dos atletas neste retorno aos treinos. “"Nestes últimos dias, detectamos algumas prováveis lesões. Vamos fazer o trabalho de fortalecimento muscular e estabilizar todos esses atletas para que chegamos ao final do campeonato por inteiro".
Elenco forte
O pivô Adão elogiou o elenco do Leão para o Estadual. “É um elenco muito forte, muito bem trabalhado pelo professor Aires. Tem a questão da pandemia, mas cabe a gente se dedicar mais e ficar mais forte, que vamos chegar muito bem preparado".
Entrosamento
O fixo Renan exaltou o entrosamento da equipe. "Já tem quase um mês que estamos juntos e com trabalho diário e bem feito, estamos conseguindo colocar corpo na equipe. Sabemos que no futsal é muito importante o entrosamento dentro e fora de quadra. Com o trabalho profissional que a gente tem com todo suporte e toda a estrutura vindo da diretoria até a comissão técnica. Com a junção dos profissionais e com bom elenco, vamos chegar bem na competição".
Rumo ao título
Rafael Negão, um dos mais experientes do elenco, avalia que a competição é difícil, mas o Tricolor de Aço vai em busca de levantar a taça. "Trabalhamos fortes, discutimos e debatemos para conseguir apenas um objetivo, que é conquistar o Campeonato Cearense 2020 após 10 anos afastado do futsal. Sabemos que vai ser difícil, é uma mescla de jogadores novos com experientes, estamos indo no caminho certo".
No ano passado, o Leão disputou apenas a Copa do Estado, Copa LFA e Copa LIFEC. Em 2020, volta a competir com força total o Campeonato Cearense após 11 anos.
Renan Araújo Freitas
Posição: fixo
Idade: 31 anos
Clubes: Ferroviário; Antônio Bezerra UNEUVA; Horizonte; Caucaia; Tianguá; Grêmio Recreativo Pague Menos; Sumov; Ceará Futsal e Campo Largo - PI
Adão Jandson de Sousa Lopes
Idade: 23 anos
Posição: pivô
Clubes: Ban Sport Futsal; Primeiro Passo Futsal; e ASF Sorriso Futsal
Rafael Negão (Rafael Marciel de Souza)
Idade: 37 anos
Posição: fixo
Clubes: Circulo militar; Sumov; Maormores Aldeiturriaga/ESP; Bruxellas United/BELGICA; Gasifred Atletico/ESP; Valadolid/ ESP; ABC/RN; Horizonte; Afagu Russas; Maracanã BNB; Grêmio Recreativo Pague Menos; Sorriso Futsal Mato Grosso; e Ceará
Créditos: Wesley Pacífico / Fortaleza EC