Está chegando o grande momento! O futsal adulto do Fortaleza Esporte Clube vai voltar a competir o Campeonato Cearense após 11 anos. Neste domingo (6), o retorno do Leão será marcado pela estreia diante do Sumov, às 10h, no Ginásio do Colégio Piamarta. A partida será com portões fechados devido aos protocolos de saúde em combate a pandemia de COVID-19.
Faz mais de um mês que o Fortaleza retornou aos treinos em preparação para a competição, seguindo todas as orientações de proteção de saúde. Com 17 atletas e a manutenção do treinador Francisco Aires, o Tricolor de Aço tem uma equipe com média de idade de 22 anos contando com jogadores experientes, como os fixos Rafael Negão e Renan Gabriel.
“As expectativas são as melhores. Tivemos uma semana de preparação muito boa. Com o professor Aires e a comissão técnica, fizemos um trabalho todo programado para a estreia, ficamos muito feliz com o retorno do Fortaleza a competição. Nós atletas estamos bastante focados e determinados, o grupo está fechado e unido por um só objetivo. Claro que temos que entender uma coisa, o campeonato é longo e domingo esperamos conquistar os três primeiros pontos para entrar em uma crescente", disse Rafael Negão.
Conquistar o título da competição será o principal objetivo do Leão, que irá em busca de levantar a taça pela segunda vez, já que em 2008 foi campeão inédito. “É uma competição nova com esse novo formato por causa da pandemia. Tem mais doze equipes no campeonato e seis são convidadas ao título, mas o nosso pensamento é chegar à final. Como é um projeto inicial, estamos ainda engatinhando na formação de equipe. Estamos tendo todo o apoio total do clube, isso é importante. Só temos a crescer!”, avalia o técnico Francisco Aires.
>>> Futsal: conheça o elenco e a comissão técnica que vão disputar o Campeonato Cearense 2020
Sistema de disputa
A competição conta com 13 equipes divididas em três grupos: Grupo A, que terá apenas times da capital; Grupo B, com equipes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Grupo C, com clubes da região norte do interior do Estado.
O Fortaleza está no Grupo A com Sumov, Ceará, Universidade Federal do Ceará (UFC), Grêmio Recreativo Pague Menos e BNB/Guerreirinhos.
Na primeira fase, todas as equipes irão se enfrentar em jogos de ida e volta. No grupo da capital, quatro se classificam para as quartas de finais. Nas chaves B e C, dois times de cada avançam. A partir das fases de mata-mata, terá cruzamento equipes da Capital x Interior em partidas únicas. As semifinais e a final serão decididos em duelos de ida e volta.
Fotos: Thaís Pontes / Fortaleza EC