O Fortaleza Esporte Clube teve seu Certificado de Clube Formador renovado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A patente reforça o compromisso do Tricolor de Aço com a excelência na formação de atletas para 2026.
Após um ano histórico para as categorias de base em 2025, o Clube da Garotada inicia 2026 celebrando mais uma importante conquista institucional. Com o CT Ribamar Bezerra como sede das atividades da base, o Leão do Pici atendeu a todos os requisitos exigidos pela CBF, dando continuidade ao processo de estruturação e profissionalização do departamento.
+ Se inscreva na TV Leão! Acompanhe o Tricolor de perto
+ Clique aqui e siga o @fortalezaesportes

— A renovação do Certificado de Clube Formador da CBF é o reconhecimento de que o Fortaleza trabalha com responsabilidade, estrutura e compromisso real com a formação integral dos nossos atletas. Mais do que um selo, é a validação de processos sólidos, segurança jurídica e investimento contínuo em educação, desenvolvimento humano e performance. Seguimos firmes no propósito de formar não apenas atletas de futebol, mas cidadãos preparados para grandes desafios dentro e fora de campo - comemorou Erisson Matias, Gerente das Categorias de Base.
Dentro de campo, os resultados consolidam o protagonismo do Fortaleza no cenário estadual e nacional. O Tricolor é atual Bicampeão Cearense nas categorias Sub-20 e Sub-17, além de Tricampeão Cearense Sub-13 e Sub-14. Em âmbito nacional, o Tricolor de Aço acumula as melhores campanhas de um clube cearense no Campeonato Brasileiro Sub-20 e Sub-17, na Copinha e na Supercopa Capital Sub-17, sendo o único clube nordestino a conquistar o título da competição.
A estrutura oferecida pelo Fortaleza vai além do desempenho esportivo. O Leão investe na formação integral dos atletas, disponibilizando acompanhamento pedagógico, psicológico e social por meio do Setor Psicossocial, além de uma estrutura voltada ao desenvolvimento físico e ao bem-estar dos jogadores.

Em 2026, as comissões das categorias de base passaram por mudanças, onde o foco é na integração metodológica entre as categorias, fazendo com que a força do conjunto seja maior do que a atuação isolada de cada uma. A medida tem como iniciativa focar no desenvolvimento individual dos atletas, compreendendo que a transição do maior número possível de jogadores qualificados para a categoria seguinte seja a maior conquista.
O Fortaleza possui o Certificado de Clube Formador desde 2020, quando cumpriu pela primeira vez todas as exigências estabelecidas pela CBF, reafirmando seu compromisso permanente com a formação responsável e de excelência.
















