O Fortaleza sagrou-se Tricampeão da Copa do Nordeste neste domingo (9) ao bater o CRB nos pênaltis. No elenco vitorioso do Leão, sete jogadores tiveram passagens pela base Tricolor, além de Léo Porto, que compõe a comissão técnica do time principal.
Um dos destaques do time de Juan Pablo Vojvoda, o volante Hércules (23 anos) atuou em quatro partidas e contribui com um gol e uma assistência, além de converter uma das penalidades na final do Nordestão 2024. Contratado em 2021 pelo Tricolor, o atleta passou pelas categorias de base do Fortaleza até chegar ao time principal, no ano seguinte.
Já convocado para amistosos da Seleção da Venezuela e que agora se preparar para disputar a Copa América 2024, o meia-atacante Kervin Andrade (19 anos) também brilhou na competição regional. Marcou três gols e efetivou uma assistência na vitoriosa campanha Tricolor.
Base forte
Técnico do Sub-20 e Coordenador Metodológico das Categorias de Base do clube cearense, Léo Porto também faz parte da Comissão Técnica de Juan Pablo Vojvoda, e foi quem comandou a equipe de base do Leão na Copinha em 2024.
Além do profissional com passagens pela Seleção Brasileira, a base integra o elenco do ‘Laion’ no tricampeonato do Nordeste com mais quatro jogadores formados no time cearense: o meia Kauan (19 anos), com sete jogos na competição, o atacante Iarley (21 anos), o meia Amorim (19 anos), todos disponíveis no banco no jogo decisivo, e o goleiro Bruno Guimarães (22 anos).
Disponível entre os relacionados, o zagueiro Jhonatan (24 anos), também passou pela base do Leão, e após empréstimo ao Azuriz (PR), retornou ao clube e fez parte do plantel vencedor do certame regional em 2024.
Futuro já é presente
— Investir na base é investir no futuro do Fortaleza, mas nós tivemos a alegria de conseguir lapidar atletas, seja com passagem ou oriundo da base, que já são realidade em nosso elenco profissional. Hércules, decisivo nas penalidades, e Kervin, atleta convocado pela Seleção da Venezuela, foram nossos destaques na competição, mas nosso grupo de jovens jogadores é muito qualificado e temos conosco um profissional de olhar apurado, o Léo Porto, que também integra a comissão técnica do time campeão do Nordeste - pontuo o CEO do Fortaleza SAF EC, Marcelo Paz.