site

Fortaleza realizou a 4ª testagem e avaliações para Covid-19

04/jul
Fortaleza realizou a 4ª testagem e avaliações para Covid-19

O Fortaleza Esporte Clube, seguindo protocolo de retorno às atividades presenciais, efetivou a quarta etapa de testes e avaliações para COVID -19. A testagem ocorreu na tarde de ontem, sexta-feira (03), com a participação de atletas, comissão técnica, gestores e colaboradores que fazem parte do grupo estabelecido para retorno dos treinamentos.

Nessa nova etapa de testes, tivemos a coleta de exame de sorologia da COVID-19, que contou com a participação e apoio do Laboratório de Análises Clínicas OTOlab. O exame de Sorologia é realizado por meio da coleta de sangue venoso do paciente, similar a outros exames laboratoriais de sangue. O material coletado é inserido em um tubo esterilizado antes de ser levado para análise. A sorologia é o exame capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG ou IgA e IgG no sangue. O resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.

Além do exame sorológico, o Fortaleza realizou a quarta testagem do RT-PCR, testes que servem para detectar a presença do vírus no organismo, analisando o material coletado do nariz e da garganta do paciente, o exame consegue identificar a presença do RNA do vírus. Equipe do Laboratório ARGOS realizou a testagem em atletas, comissão técnica, gestores e colaboradores do clube.

Dr. Cláudio Maurício, Diretor do Departamento Médico do Fortaleza, fez avaliação positiva do cumprimento do protocolo estabelecido para o retorno dos treinos presenciais:

“A gente tem seguido esse protocolo rigoroso, com índice muito baixo de contaminação nesse período, bem diferente do que a gente ver de prevalência na sociedade, em geral, e a gente tem cumprido esse controle rígido aqui, com sucesso, graças a participação de todas as pessoas que elaboraram e fiscalizam o protocolo, como também, pela própria participação dos colaboradores e atletas que compraram a ideia e que contribuem demasiadamente para que tudo dê certo".

Fortaleza tem reapresentação prevista para segunda-feira, 06 de julho, no CT Ribamar Bezerra.