O Fortaleza iniciou na última terça-feira (6), um projeto do departamento médico em parceria com o setor psicossocial das categorias de base do clube com o objetivo de ajudar na volta aos gramados dos atletas que estão impossibilitados por conta de lesão. O projeto promove encontros dos atletas com os psicólogos do clube, que ao trabalhar o psicológico do atleta o incentiva a evitar doenças como ansiedade e depressão.
Liderado por Sheyla Gomes, psicóloga das categorias de base do Fortaleza, e pelo Dr. César Augusto, coordenador do departamento médico das categorias de base do clube, o primeiro encontro teve como tema principal a ansiedade. No formato de mesa redonda, os atletas presentes aprenderam sobre os sintomas e como se identificar quando estão passando por uma crise de ansiedade, além de participarem de uma oficina de meditação ao final do encontro.
Atleta das Leoas, a meia Janyele foi uma das presentes na oficina. Na ocasião, a jogadora falou sobre o que aprendeu sobre ansiedade e como tratar desta doença ajuda a cuidar do corpo.
— Atividades como esta nos (atletas que integram o Departamento Médico) ajudam bastante, principalmente para quando voltarmos ao campo estarmos com a cabeça boa, fazendo com que possamos entregar o nosso melhor. Quando acontece uma lesão existe sim uma ansiedade para retornar aos treinos e é neste momento que precisamos de todo o cuidado, para não pularmos etapas e fazer com que o tratamento seja feito por completo. - comentou a meia.
Coordenador do Departamento Médico das Categorias de Base, o Dr. César Augusto incentiva esses encontros para que o atleta permaneça com um mental forte durante a recuperação, além de ter o acompanhamento após o retorno do atleta aos gramados.
— A entrada no departamento médico é sempre traumatizante pois tira o atleta da atividade de rotina, então quando damos um diagnóstico de afastamento, seja curto ou longo, acaba impactando na questão cognitiva e na compreensão de como será o seu retorno às atividades. O departamento tem essa preocupação, juntamente com o setor de psicologia, de devolver o atleta (ao campo) em uma condição mental boa, pois sabemos que o desempenho de alta performance depende sim da parte física mas da parte mental também. - comentou o coordenador do departamento médico das categorias de base, Dr. César Augusto.
Para Sheyla Gomes, psicóloga das categorias de base do clube, os encontros, que são feitos semanalmente de forma individual e mensalmente em grupo, ajudam a trabalhar a mente do atleta para, além de superar traumas, fazer com que a recuperação aconteça de uma forma mais eficiente.
— Estamos dando início a esse projeto para ajudar o atleta a fazer o que ele mais gosta, voltar aos gramados em plena forma física. Hoje existem estudos que apontam que quando nós tratamos o psicológico, o retorno de forma mais efetiva e significativa acontece mais rápido, então em conjunto com a nossa estagiária de psicologia (Neusa Pires), estamos desenvolvendo este trabalho de acompanhamento justamente com o objetivo de um retorno mais rápido ao campo, tratando dos traumas de uma nova lesão, fortalecendo o psicológico. - completou Sheyla Gomes.
O próximo encontro está programado para o dia 4 de outubro, no auditório do CT Ribamar Bezerra.