Um posicionamento que une o marketing, um ídolo do Fortaleza Esporte Clube, funcionários, um patrocinador e o mais importante, levar uma mensagem necessária em prol de um único propósito: combater a discriminação racial.
Esse é o resumo da campanha que o Tricolor do Pici lançou nesta quarta-feira (3), clube de uma história rica no futebol, e que por uma feliz coincidência enfrentará no mesmo dia o Vasco da Gama pelo Brasileirão, em São Januário (RJ). O clube carioca foi o primeiro a lutar contra o racismo no futebol brasileiro, quando há 100 anos praticou a chamada Resposta Histórica, ao se recusar a excluir 12 jogadores negros no campeonato de 1924.
No vídeo, protagonizado pelo Capitão Tricolor, Tinga, ele caminha de capuz pela loja de eletrodomésticos Zenir, patrocinadora do clube. Seguido por seguranças, parece que vamos ver mais uma cena de racismo e preconceito acontecendo na abordagem ao atleta, mas o que segue é uma tietagem ao jogador, seguida de uma mensagem final.
— Essa é a nossa resposta histórica para lembrar de algo tão importante e que deveria ter sido superado por nossa sociedade, pois a cor da pele não define quem nós somos. Ninguém melhor que nosso capitão Tinga para representar a luta contra esse preconceito social no Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial - pontuou o Diretor de Comunicação e Marketing do Fortaleza, Marcel Pinheiro.
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial
Celebrado em 3 de julho, o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial é um marco importante na luta contra o racismo no Brasil. Foi instituída para lembrar a criação do primeiro movimento negro do país, o Teatro Experimental do Negro, fundado em 1944 por Abdias do Nascimento.