site

Fortaleza participará pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Aspirantes

10/set
Fortaleza participará pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Aspirantes

O Fortaleza Esporte Clube confirma a participação no Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2020. Em ofício recebido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Tricolor do Pici vai atuar pela primeira vez na história na competição nacional sub-23, que tem a previsão de início no dia 18 de outubro sendo finalizado em 21 de janeiro de 2021.  

A equipe será comandada pelo técnico Marconne Montenegro, do sub-20, com auxílio de Carlos Larocca, treinador do sub-17. A coordenação será de Roberto Moreira, diretor das categorias de base e modalidades olímpicas do Fortaleza.

Com a paralisação das competições de base no Brasil por causa da pandemia de COVID-19, o Leão vai utilizar os atletas do sub-20, que estavam sendo preparados para o Campeonato Cearense da categoria. Além disso, o clube irá buscar jogadores no mercado que tenham o mesmo perfil de jogo do elenco profissional. O diretor de futebol e um dos responsáveis pelo time na competição, Daniel de Paula Pessoa, concedeu entrevista para o Site Oficial e explicou como foi dado todo o planejamento:

Planejamento inicial

“Então, logo que tomamos ciência de que iríamos participar, reunimos o departamento de futebol junto com o da base para iniciarmos um processo de seleção de atletas e de composição da comissão técnica, também levando em conta o processo de treinamento e alojamento, o dia a dia que antecede a preparação da equipe para a competição”. 

Estreia do Leão 

“É um campeonato que nunca disputamos, é nova no dia a dia no departamento de futebol do Fortaleza e na história do clube, mas entendo que por conta da ausência de competições da base, esse Brasileiro de Aspirantes vem para servir como um radar de observação para os atletas. Alguns já estão no nosso dia a dia, mas apenas participando de treinamentos sem uma competição oficial. Sem levar em conta o intercâmbio que o Fortaleza vai ter com grandes equipes do futebol brasileiro, fato que não ocorria há um tempo, pois o time não participava dessas competições de base nacionais”.

Protocolos de saúde e estrutura

“Como fizemos com o profissional, temos que criar um protocolo para essa competição também, então a ideia inicial é que o time possa treinar no CT Ribamar Bezerra, já que o elenco profissional faz as atividades no Centro de Excelência Alcides Santos. Todos os atletas que virão vão ficar alojados no CT Ribamar Bezerra. Já criamos o protocolo médico relacionados aos exames para o COVID-19. Estamos montando toda uma estrutura de cozinha, reforma, limpeza, academia e campo para que já comecem os treinos”. 

Os treinamentos da equipe sub-23 em foco no Brasileiro de Aspirantes vão começar na próxima quarta-feira (16), no CT Ribamar Bezerra. A tabela de jogos e o regulamento ainda serão divulgados pela CBF. 

Foto: Divulgação / Fortaleza EC