Como forma de potencializar o esporte na sociedade, o Fortaleza Esporte Clube participa, em parceria com o Governo do Estado, do projeto Futpaz. Lançado em live nas redes sociais do Governo, nesta sexta-feira (23), o presidente Marcelo Paz, o ídolo Clodoaldo e o mascote Juba estiveram presentes no Palácio da Abolição com o governador Camilo Santana, o titular da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro, e os representantes de Ceará e Ferroviário.
O Futpaz nas Areninhas é um projeto do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv), em parceria com os clubes Fortaleza Esporte Clube, Ceará Sporting Club e Ferroviário Atlético Clube, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel).
O projeto, com duração de dez meses, vai beneficiar 2.400 crianças com idade de 7 a 12 anos, em 24 núcleos instalados em areninhas esportivas a serem definidas na Capital. Em um segundo momento do projeto, pode ser estendido para a Região Metropolitana.
O presidente Marcelo Paz falou da parceria e exaltou o esporte como função social para tantos garotos que sonham em serem jogadores de futebol.
— Parabenizar o Governo do Estado pela iniciativa. Os clubes que têm tido muita maturidade de estarem juntos em diversos processos para o bem do futebol cearense e para o bem do povo. Como o Robinson de Castro falou, os clubes têm uma função social enorme. Conseguimos penetrar em todas as classes sociais, nas comunidades e em qualquer lugar. Quando chega a mensagem positiva, faz a diferença. Vamos alinhar os equipamentos fantásticos, que são as Areninhas. O Brasil inteiro admira. Lá em Porto Alegre estão fazendo igual, copiando a iniciativa do nosso estado. As Areninhas com os craques e os ídolos fazendo parte desse processo com os clubes presentes têm um papel social muito grande. De fazerem esses meninos realmentes sonharem de serem jogadores, como o Mota, Jardel e Clodoaldo, e tantos outros. - falou o presidente Marcelo Paz.
O governador Camilo Santana também falou da importância dos clubes de futebol para o projeto e para a transformação da sociedade.
— Quero dizer para o Marcelo Paz, o Robinson de Castro e o Newton Filho e para todos os cearenses, a força que tem os nossos times. Vocês têm uma força importante de transformação das pessoas. Todos são apaixonados por futebol, é uma paixão que supera desafios, problemas. Vocês não têm só o resultado do futebol, mas o trabalho na vida dos cearenses. A aproximação desse projeto com viés social de ajudar crianças e jovens. Muitas vezes superar o desafio dessas crianças e jovens. Já tinhamos uma parceira, mas estamos aqui iniciando uma parceria fundamental para a vida de muitas crianças e jovens do Ceará. - comentou o governador.
Objetivo
O objetivo é proporcionar a prática do futebol nas areninhas com profissionais habilitados, desenvolvendo habilidades das crianças e potencializando a modalidade esportiva praticada no Estado.
Pré-inscrições
As pré-inscrições serão realizadas pela internet, pelo site da Sejuv (https://www.esporte.ce.gov.br/), a partir de hoje, 23 de julho, até 6 de agosto. A confirmação das inscrições será de 6 a 13 de agosto. As atividades começam em 16 de agosto.
A proposta mira o desenvolvimento social, a ampliação do acesso à prática do esporte, a ocupação dos espaços públicos da cidade, e o incentivo às relações de lideranças e colaboratividade. A ideia é promover a cultura de paz, ensinando que a rivalidade fica dentro do campo. Entre as ações previstas estão premiações às crianças que forem assíduas ao projeto e às salas de aula e realizações de iniciativas solidárias em eventos esportivos.