O Fortaleza Esporte Clube realizou mais uma live do projeto Fortaleza Para Elas, nesta terça-feira (22). Mônica Esperdião, cofundadora do Women Experience Sports e Diretora de Marketing da Leadership Woman Football, foi a convidada para falar do tema “Marketing no esporte de mulheres”. O bate-papo, transmitido no instagram oficial do clube, contou com Allana Alves, coordenadora de comunicação do Leão, na apresentação.
Além de ter passado pela Vivo gerenciando patrocínios em diversas modalidades, como Golfe, Tênis, Voleibol, Basquete e a Seleção Brasileira de Futebol, Mônica Esperdião foi atleta de handebol e sempre apaixonada por esporte. Isso foi o que lhe trouxe para o marketing fazendo um curso de gestão esportiva. Em vista na sua trajetória, a especialista dar conselhos para quem quer começar a atuar na área.
“Qualquer pessoa que queira, não só no esporte, mas mudar de área, o importante é as pessoas saberem o que você quer. Conta para elas o que você está fazendo, escreva sobre o tema que você mais entende nas redes sociais, produza conhecimento para que o mercado te conheça”, falou a cofundadora do Women Experience Sports.
O machismo como desafio
Mesmo com tanta experiência e amor pelo esporte, fatores de competência, representatividade e profissionalismo de Mônica Esperdião, a Diretora de Marketing da Leadership Woman Football citou o machismo, o que infelizmente ainda é normal, como um desafio na carreira “É um mercado muito machista e também que ainda é dos homens. Foi criado pelos homens e para os homens. Então, somos um bicho raro ainda nesse mundo”. A especialista completa dizendo que as mulheres têm que serem obrigadas a responderem perguntas sobre impedimento ou escalação de uma equipe de futebol, mesmo com um currículo rico na área de atuação.
Redes sociais como investimento
Outras modalidades sofrem para adquirir recursos e serem entendidas como uma ferramenta comercial. Dessa forma, Mônica alerta para dirigentes e atletas que eles precisam entender primeiramente que um clube, a imagem de uma pessoa ou uma competição é um produto. Esperdião ainda fala que as empresas e as marcas têm que pensar que se uma modalidade já tem um público, tem que correr atrás dele, fazendo uma troca de benefícios. Para completar o assunto, ela alerta que o novo consumidor está nas redes sociais, o que na visão da especialista é um investimento barato e traz engajamento.
Sobre isso, a diretora de marketing relembra de uma fala do coordenador de comunicação do time Ferroviária, Betão, para as atletas em uma reunião. “Vocês precisam entender que as redes sociais de vocês são ferramentas de trabalho”. Além desse conselho, Mônica dar outras dicas para as atletas crescerem como marca: ser autêntica nas redes sociais, cuidado com o que fala, ter respeito e ética pela instituição, categoria e modalidade em que você atua e se divertir criando conteúdo, relacionado com o que você faz. Deu como exemplo o Tiktok, que teve um ‘boom’ durante a pandemia de Covid-19.
Perto de encerrar a transmissão, Mônica Esperdião fez um paralelo entre Brasil e Europa de como esses países investem e como funciona o marketing no esporte de mulheres, pois a especialista mora a quatro anos na Espanha. Como em toda live, finalizou respondendo perguntas dos internautas.
Próxima live
A próxima live do Fortaleza Para Elas será no dia 2 de outubro, em uma sexta-feira, às 19h30, com o tema “Gestão Financeira para atletas”. A convidada será a Viviane Leal, Co-fundadora da R9 Gestão, empresa de gestão patrimonial e financeira para atletas de alta performance. O bate-papo será transmitido pela TV Leão.