Elemento mais reconhecível de um clube e símbolo fundamental no seu uniforme, o escudo de um time representa sua identidade, sua história e seus valores, localizada exatamente no peito de cada jogador. Em tempos de Outubro Rosa, traça um paralelo sobre importância plural para as mulheres dos seios. São aspectos biológicos, emocionais, sociais e culturais, que assim como o escudo de uma equipe de futebol, o seio feminino é símbolo de orgulho.
Ao entrar em campo contra o Palmeiras, em partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão, o Fortaleza exibe no seu uniforme sem seu escudo centenário, mas com uma costura no local sugerido. A ação, inédita em jogos de Série A, é uma parceria com a Unimed Fortaleza, e simboliza a costura como se fora uma mastectomia feminina. O Laion jogará durante toda a partida sem o seu escudo, assim como muitas mulheres tiveram de retirar seus seios, por conta do câncer de mama.
+ Seja Sócio! Seja Sócia! Ajude o Fortaleza a ficar cada vez mais forte
+ Se inscreva na TV Leão e acompanhe o Tricolor de perto
— O Fortaleza sempre abraça as causas sociais, e, independente do resultado do jogo sabemos que o vencedor é o Outubro Rosa. Nossa ação aponta para a conscientização da importância do exame preventivo, que aumentam as chances de cura, mas também homenageia as mulheres, que precisam ser fortes ao passar por uma condição tão delicada - pontua Marcelo Paz, CEO do Fortaleza EC SAF.
Outubro Rosa é um movimento global que visa conscientizar sobre o câncer de mama e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Além da ação contra o Palmeiras, o Laion já jogou com as bandeirinhas de escanteio fazendo alusão ao tema na Arena Castelão, promoveu palestras entre suas funcionárias, as premiando com uma camisa personalizada, além de algo que já virou tradição: camisa de jogo temática homenageando o movimento, disponível para todos seus torcedores em suas lojas oficiais. Iniciativas como essa ajudam a conscientizar a população, mas também reforçam o papel dos clubes na sociedade.
— O Fortaleza conectado com seus torcedores a cada jogo, mas sabemos que o futebol tem um poder social de chegar em lugares inimagináveis, e essa ação inédita mostra o poder da ausência de coisas tão fortes como um escudo do Fortaleza em nossa camisa, simbolizando uma mastectomia feminina, após o câncer de mama, mas com uma mensagem positiva - ressalta o gerente de marketing do Tricolor do Pici, Bruno Oliveira.