Na manhã desta terça-feira (30), o Fortaleza inaugurou a Sala de Troféus Presidente Flávio Novais no Centro de Excelência Alcides Santos. Com o nome em homenagem ao ex-Presidente do Clube de 1993, toda a reestruturação do novo equipamento durou três anos, trazendo mais de 200 troféus e itens históricos em 116 metros quadrados.
+ Seja sócio e ganhe uma camisa Pici!
+ Se inscreva na TV Leão e acompanhe o Fortaleza na TV de clubes que mais cresce no Brasil
A cerimônia foi iniciada com a fala do Presidente Marcelo Paz, que ressaltou todo o trabalho conjunto do Projeto Leão 100, a Diretoria de Patrimônio e da Comissão de Obras. O mandatário também pontuou que o equipamento é um registro histórico e valorização da história do clube.
— Nós, que vivemos o Fortaleza há bastante tempo, chegávamos na antiga sala e não era uma sala de troféus, tínhamos troféus amontoados. E hoje, o que vocês vão ver é uma coisa sensacional, uma coisa de alto nível. Realmente de dar orgulho a quem fez parte dessa história: jogadores, ex-jogadores, funcionários e os torcedores que vão ter possibilidade de acessar. Temos que louvar muito a nossa história e cada conquista. Então, esse trabalho é muito mais do que uma sala, é um registro histórico, a valorização da história do clube, das conquistas, das pessoas que por aqui passaram e venceram pelo Fortaleza - celebrou o Presidente Marcelo Paz.
Com spots de luzes direcionáveis, iluminação difusa para os troféus, mesas expositoras iluminadas para os itens históricos, o espaço inaugurada foi custeada por movimentos do Projeto Leão 100 e parceiros junto à instituição. Além de uma arquitetura moderna com paredes de veludo, os detalhes trazem letreiro metálico e de TVs de led contando a história de cada década do Fortaleza.
— Começamos essa recuperação da sala em 2018 junto com o Projeto Leão 100. Fizemos uma parceria com alguns conselheiros que, financeiramente ajudaram também, junto a diretoria do Fortaleza. Nos últimos dois anos, chegaram mais dois historiadores e, assim, demos início as obras com a parte física. Também começamos em ir atrás de catalogar, recuperar os troféus, inclusive alguns estavam na Arena Castelão e conseguimos trazer de volta pra cá - explicou Rolim Machado, Assessor da Presidência e um dos fundadores do Projeto Leão 100.
O torcedor e a torcedora do Tricolor vão poder conferir as taças da equipe do futebol masculino, feminino, categorias de base e de esportes olímpicos e não olímpicos. O acervo conta também com itens de partidas internacionais, das partituras históricas do hino, medalhas, bolas e outros detalhes únicos.
SOBRE FLÁVIO NOVAIS
Flávio Novais de Menezes dedicou uma parte da sua vida ao Fortaleza por alguns anos. Tudo começou em 1991, quando dirigiu o Departamento de Futebol e, em 1992, o ex-dirigente conquistou o primeiro acesso do Fortaleza à Série A na história. Um ano depois, tornou-se Presidente do Clube.
— É uma honra e um sentimento de não tem como transmitir, as emoções estão sempre no coração. E aqui na sala, é onde eu lutei com os meus colegas. Era um tumultuado de troféus e hoje está uma maravilha, simbolizando e representando todos. Só sentimento mesmo de coração do meu muito obrigado - falou emocionado o ex-Presidente.
Em 2015 e 2016, Novais presidiu do Conselho Deliberativo do Clube, mais um cargo de importância sublime para o fortalecimento da Instituição. Atualmente, Flávio é Conselheiro e Sócio Benemérito do Fortaleza.
HISTORIADORES E COLABORADORES
Adauto Leitão de Araújo Júnior
Bruno Bayma Marques
Dorelland Ponte Lima
Maria de Fátima Batista
Antônio Guilherme de Souza Leandro
David Barboza
Gildo Ferreira
Viktor de Araújo Pinto