Neste Dia Internacional da Mulher, o Fortaleza Esporte Clube promove a exposição 'Bota Teu Poder Pra Jogar', com amostra de cadeiras quebradas da Arena Castelão que foram transformadas em obras arte por artistas cearenses. O objetivo é chamar atenção sobre o combate à violência contra as mulheres e mostrar que essa é uma luta de todos. A exposição é gratuita e fica disponível até domingo (10) para visitação, na Praça de Alimentação do Shopping RioMar Fortaleza.
As cadeiras foram vítimas de agressão e arrancadas dos lugares, mas existem outras vítimas muito mais urgentes a serem salvas: as mulheres. Ao todo, 1.500 cadeiras foram quebradas na Arena Castelão em 2022, ano em que, também, 1.410 mulheres - uma a cada seis horas -, foram vítimas de feminicídio no Brasil.
— A ação foi divida em dois momentos, sendo o primeiro deles em março do ano passado na semifinal do Campeonato Cearense, quando foram expostas as cadeiras quebradas na esplanada da Arena Castelão, chamando atenção da nossa torcida e de todo o Brasil. Nessa primeira ação, mostramos a agressão e agora, no segundo momento, mostramos a superação da violência. E nada melhor que artistas cearenses, mulheres, para mostrar essa ressignificação, reinserção e beleza que ainda estão escondidas em cada mulher vítima de qualquer tipo de violência. Com isso, é possível ressignificar com assistência psicológica, médica e de todo aparato de cuidado - falou o diretor de Marketing e Comunicação do Fortaleza, Marcel Pinheiro.
+ Seja sócia do Leão com até 50% de desconto na adesão ou renovação!
Em parceria com as artistas cearenses Lara Mendes, Clara Baima e Camila Albuquerque, o Clube restaurou algumas das cadeiras quebradas e transformou em obras de arte, as quais serão leiloadas. Os valores arrecadados serão destinados a uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha com ações de enfrentamento à violência e empoderamento da mulher.
Lara Mendes, torcedora do Fortaleza, diretora de arte e artista desde pequena, transformou uma das cadeiras em uma obra inspirada na vida da cearense Jovita Feitosa. A obra incorpora o punho cerrado, um símbolo emblemático da sua luta incansável.
— Transformar um objeto destruído pela violência em arte que representa luta e visibilidade para as mulheres foi uma honra, ainda mais fazer isso junto com o time que torço. Me orgulho muito por fazer parte dessa ação, principalmente ao lado de artistas incríveis que compartilham desse sentimento junto comigo. A arte realmente transforma e como é bom ser agente de transformação através dela, ainda mais diante de uma causa tão válida, séria e importante. - disse a artista.
As obras foram concebidas pelas artistas em parceria com o ilustrador Thyagão, da Baião Studio. Além do trabalho das três artistas cearenses, as cadeiras também passaram por modificações com o Retrofit de Narcélio Grud.
LIGUE 180!
Se você foi vítima ou conhece uma mulher que passa por qualquer situação de violência, não se cale, denuncie. Ligue 180! Você pode salvar vidas!
SERVIÇO
Exposição “Bota Teu Poder Pra Jogar” do Fortaleza Esporte Clube
Local: Shopping RioMar Papicu — Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu
Horário: 10h às 22h
Dias: 8 a 10 de março de 2024