Além das conquistas dentro das quatro linhas, o Departamento de Licenciamento do Fortaleza brilhou fora de campo com um faturamento de mais de R$ 2 milhões, neste ano. O sucesso é resultado da potencialização da Camisa Pop, dos mais de 5 mil produtos e do lançamento de 8 lojas. O setor ainda licenciou 10 escolinhas de futebol pelo país, serviços e cursos, como a Laion Academy.
+ Seja sócio! Seja sócia! Tenha acesso garantido nos jogos do Leão como mandante
+ Assine OnLaion por R$8,40/mês e tenha acesso imediato
Criado em 2018, o Departamento de Licenciamento contava somente com quatro empresas licenciadas e com um faturamento de R$ 40 mil em royalties. Ao final de 2022, o setor finalizará com 110 empresas e mais de R$ 1,9 milhões de diferença.
— Estou no clube há cinco anos e costumo falar que, quando o setor foi criado, o clube só vendia os seus uniformes 1 e 2. Hoje, temos diversas opções de venda, de mais de 5 mil produtos e serviços licenciados. Conseguimos potencializar a produção da Camisa Pop, que é um modelo mais barato do uniforme da equipe, trazendo novas empresas para gama de licenciados. Isso fez com que a produção de Camisas Pop no ano fosse próxima a 5 mil peças. Ainda em 2022, até novembro, havíamos totalizado um montante de 800 mil selos vendidos para o mercado, onde cada selo representa um produto feito com a marca do clube. - aponta o Gerente de Licenciamento, Renan Menezes.
Neste ano, o clube lançou a Laion Academy, uma academia online e presencial de cursos especializada em educação para o futebol com profissionais do clube sendo os professores. Em parceria com o Futebol Interativo, o produto foi um sucesso e será realizado novamente próximo ano.
— No ano de 2022, não apenas o licenciamento de produtos foi o foco. Realizamos a Laion Academy, curso sobre gestão em que abrangeu várias áreas do clube utilizando nossos profissionais como professores. Vojvoda, por exemplo, foi um deles. A 2ª Edição da Laion Academy está em tratativas para ser realizada no início de 2023. - finalizou o gerente.
Para o ano que vem, a expectativa do departamento é fechar contratos com grande marcas para a produção de eletrodomésticos, além de expandir ainda mais o varejo de lojas licenciadas.