O Fortaleza vai disputar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes pela segunda vez na história. Nesta quinta-feira (10), o Tricolor de Aço estreia diante do Cuiabá, às 17h, no Estádio Dito Souza, em Várzea Grande/MT. A partida será transmitida ao vivo pelo streaming Eleven Sports no canal CBF TV.
A equipe Sub-23 está 100% integrada com o trabalho da equipe profissional, assim alguns integrantes da comissão técnica e do elenco vão fazer parte do Aspirantes. Confira:
COMISSÃO TÉCNICA
A equipe será comandada por Léo Porto, que é auxiliar técnico fixo do clube. O profissional comandou alguns jogos da equipe profissional no Campeonato Brasileiro Série A, na temporada passada. Além de já ter atuado como analista de desempenho no Tricolor de Aço.
Léo Porto, de 35 anos, iniciou a carreira nas categorias de base do Juventus/SP e tem passagens por Atlético/GO, Santos/SP, São Paulo/SP, Flamengo/RJ e Athletico/PR.
Otávio Bettega, natural de Santa Maria/RS, será o auxiliar técnicp. O novo contratado foi treinador e preparador físico das equipes de base do Novo Horizonte entre 2011 e 2013. Em 2015, comandou a equipe Sub-15 do União Santo Amaro da Imperatriz de Santa Catarina. Em 2017, foi o preparador físico do Inter de Santa Maria.
Na preparação física e de goleiros, o Tricolor vai contar com Kelmo Bonatto e Paulo Henrique, respectivamente. Os dois integrantes fazem parte da equipe profissional.
ELENCO
O elenco tricolor é formado por alguns jogadores que estavam atuando na equipe profissional e com novos contratados. Do time principal, contém o goleiro Kennedy, que atuou na competição na temporada passada. Além dos zagueiros Vinicius, João Paulo, o lateral-direito Vitor Ricardo, o atacante Coutinho e entre outros.
Dos novos contratados, alguns nomes, como: Vitão (volante), ex-Moto Club; Nathan (lateral-esquerdo), do Criciúma; Clisman e Wandson (atacantes), do Atlético Cearense, além de Hércules (volante). Além de outros novos reforços.
TEMPORADA 2020
O Fortaleza atuou no Campeonato Brasileiro de Aspirantes pela primeira vez na história na temporada de 2020. Fez uma campanha de duas vitórias, três empates e três derrotas, ficando em quinto lugar do Grupo B na primeira fase. Marcou 10 gols e sofreu 11.
FÓRMULA DE DISPUTA E ADVERSÁRIOS
O Leão está no Grupo B junto com Avaí/SC, Bahia/BA, Coritiba/PR, CRB/AL, Fluminense/RJ, Red Bull Bragantino/SP e Santos/SP.
No Grupo A, Corinthians/SP, Ceará/CE, Cuiabá/MT, Figueirense/SC, Grêmio/RS, Juventude/RS, Ponte Preta/SP e Vitória/BA são os participantes.
Na primeira fase, os times do Grupo A e Grupo B enfrentam entre si em turno único. Avançam os quatro melhores colacados para a segunda fase, que será dividida em duas chaves. As equipes vão disputar entre si, dentro de cada grupo, em partidas de ida e volta. Assim, acontece para a semifinal e final.
TABELA