De um tracinho, sem ranking, à 39ª posição entre os times da Conmebol, o Fortaleza Esporte Clube conheceu seus adversários na Copa Sudamericana 2024, na noite desta segunda-feira (18), para tentar alcançar “A Grande Conquista”. Partindo do Pote 2, o Leão, atual Vice-Campeão Sudamericano, enfrentará o argentino Boca Juniors, o boliviano Nacional Potosí, e o paraguaio Sportivo Trinidense. Este último recebe o Leão em sua estreia no torneio continental.
Para o CEO do clube, Marcelo Paz, é um grupo complicado esportivamente, mas para a projeção internacional do clube, é uma fato a celebrar.
— É um grupo difícil, principalmente pelos confrontos com o multicampeão, Boca Juniors, e o boliviano Potosí, pois jogaremos na altitude, e só passa um, e o segundo vai para os playoffs contra o terceiro da Libertadores. Esportivamente é um grupo complicadíssimo, mas acho que os outros clubes também não gostaram de pegar o Fortaleza nessa fase da competição. Temos de nos preparar muito bem, com logística, treinamento, estudo de adversário, para buscar passar na primeira fase”, analisou em um primeiro momento. - falou o CEO.
Em seguida, falou sobre a importância de viver algo histórico, e que, certamente a torcida do Leão vai comemorar e curtir esse momento.
— Do ponto de vista histórico, olhando pelo entretenimento, e o fato de viver algo diferente dentro de uma competição internacional, eu acho que é muito legal enfrentar o Boca Juniors, campeão Mundial, da Libertadores e da Sudamericana. Para a gente ama o futebol, esse momento é grandioso. Já imagino o Castelão lotado, em uma noite de Sudamericana, imaginar o Fortaleza indo até a mítica La Bombonera, com a nossa torcida invadindo o estádio. Então tudo isso é grandioso, é algo que Deus honra, por tudo de dificuldade que esse clube já passou, e agora a gente está vivendo com muita humildade, esses capítulos que sejam para além da história - finalizou.
GRUPO D
Boca Juniors (ARG)
Fortaleza (BRA
Nacional Potosi (BOL)
Sportivo Trinidense (PAR)
HISTÓRICO
Essa é a terceira participação do clube cearense na competição. Depois de jogar pela primeira vez da Copa Sudamericana em 2020, e ser eliminado nos jogos de mata-mata conta o argentino Independiente, o Fortaleza esteve na fase de grupos da Libertadores em 2023, e jogou a pré-Libertadores em 2023, sendo eliminado na segunda fase.
Começando a Copa Sudamericana 2023 na fase de grupos, o Fortaleza fez uma campanha inesquecível. O Leão do Pici se tornou o primeiro clube nordestino a chegar à uma final desta competição, perdendo nos pênaltis para a LDU, e se tornando o atual Vice-Campeão do torneio.