O Fortaleza EC SAF tem um novo Presidente do Conselho de Administração, trata-se do empresário Fabiano Barreira.
Conselheiro desde 2012, a relação de Fabiano com o Fortaleza vai além da paixão de arquibancada. O Grupo Serval, no qual é sócio, foi patrocinador master do Leão em 2016.
Fabiano atuou, também, como Assessor da Presidência na última gestão de Jorge Mota, em 2017. O empresário assumiu a Diretoria de Planejamento em 2021, enquanto Marcelo Paz era o Presidente.
+ Seja Sócio! Seja Sócia! Aproveite descontos exclusivos
+ Se inscreva na TV Leão e acompanhe o Tricolor de perto

ORGANOGRAMA DO FORTALEZA EC SAF
O Conselho de Administração é formado por cinco membros efetivos, sendo três deles indicados pelo Conselho Diretor da Associação e os demais indicados pelo Conselho Deliberativo. Atualmente, é formado pela composição abaixo:
Presidente: Fabiano Barreira da Ponte
Vice-Presidente: Bruno Cals de Oliveira
Membro efetivo: Bruno Acioli Lins
Membro efetivo: Elias Bezerra Leite
Membro efetivo: Wendell Fabio de Miranda Regadas
ENTREVISTA COM FABIANO BARREIRA
Pergunta: Para conhecimento da Nação Tricolor, como se apresenta Fabiano Barreira?
Sou empresário, gestor e um apaixonado pelo Fortaleza Esporte Clube desde criança. Minha história pessoal e profissional é marcada por dedicação, visão estratégica e capacidade de articulação. Construí uma trajetória sólida no setor privado, especialmente à frente do Grupo Serval, do qual sou sócio, e sempre levei para os projetos que participo uma postura de entrega, liderança e compromisso com resultados. Tenho o privilégio de unir paixão e propósito ao assumir a Presidência do Conselho de Administração da SAF do Fortaleza, um desafio que encaro com responsabilidade e entusiasmo.
Pergunta: Fabiano, quais as suas principais características profissionais e como você vai ajudar assumindo a Presidência do Conselho de Administração?
Movido por desafios e pela construção de soluções consistentes. Tenho uma atuação fortemente voltada para planejamento estratégico, gestão de pessoas, governança e relacionamento institucional — áreas em que desenvolvi uma expertise sólida ao longo dos anos.
Atualmente, além de atuar como empresário e sócio do Grupo Serval, exerço uma série de funções de representação institucional: presidente do SEACEC (Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra do Estado do Ceará), diretor financeiro do Sindesp-CE, 2º secretário da Fecomércio-CE, membro titular do Conselho Regional do Sistema SESC/SENAC/AR/CE, membro titular do Conselho Estadual do Trabalho do Ceará - CET e vice-presidente da Região Nordeste da Febraf. Integro ainda comissões e conselhos relevantes, como o Comitê de Gestão de Crise da Febraf, o Conselho Estadual do Trabalho da CNC, a Câmara do Setor de Serviços e o Conselho da Central Brasileira do Setor de Serviços - CEBRASSE.
No universo do esporte, contribuo com a estrutura organizacional do Fortaleza Esporte Clube, hoje na condição de presidente do Conselho de Administração da SAF, levando minha experiência em gestão para fortalecer ainda mais a governança do clube. Minha capacidade de articulação e meu perfil conciliador são diferenciais que procuro aplicar em todos esses espaços, com foco em resultados sustentáveis e construção coletiva.
Pergunta: Qual sua relação com o Fortaleza?
Minha relação com o Fortaleza é afetiva, antiga e profunda. É daquelas que se herda — vem de pai para filho. Desde muito novo frequento estádios, acompanho o Clube e isso se transformou em uma dedicação institucional real. Sou Conselheiro desde 2012. Já atuei como assessor da presidência na gestão do Jorge Mota, fui patrocinador máster com o Grupo Serval, diretor de planejamento na gestão Marcelo Paz e, mais recentemente, membro do Conselho de Administração da SAF.
Cada uma dessas etapas reforçou meu compromisso com o Fortaleza — não como um torcedor apaixonado apenas, mas como alguém que trabalha para que o Fortaleza cresça de forma sustentável.
Pergunta: Como chegou a esse cargo dentro do Conselho?
Minha trajetória dentro do Clube foi construída passo a passo, com seriedade e entrega. Quando o Fortaleza instituiu o modelo SAF, recebi o convite do então Presidente Marcelo Paz para integrar o Conselho de Administração.
Esse convite foi fruto de uma relação construída ao longo de mais de 10 anos de parceria, diálogo e confiança. Com a vacância da Presidência do Conselho, em função da ida do Rolim para a Presidência da Associação, coloquei meu nome à disposição dos demais Conselheiros. Foi uma decisão construída de forma natural, com base em confiança mútua e na vontade de seguir contribuindo com o Clube em uma função de responsabilidade estratégica.
Pergunta: Antes membro efetivo e agora como Presidente, como o Fabiano Barreira pode ajudar atuando no Conselho de Administração?
Acredito que posso contribuir muito neste novo momento. Primeiro, com minha experiência em gestão, planejamento e governança, que são competências fundamentais para uma SAF. Depois, com meu perfil conciliador e de construção coletiva — o futebol exige união, alinhamento e visão de longo prazo. E, claro, com minha paixão genuína pelo Fortaleza, que me move a fazer sempre mais e melhor pelo Clube
O Conselho de Administração tem um papel fundamental de garantir que a gestão executiva caminhe de forma transparente, estratégica e alinhada com os interesses institucionais do Fortaleza. Estou aqui para somar, construir pontes e zelar pelo futuro do nosso Fortaleza, respeitando sua história e pensando em novas conquistas.