Pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Vasco realizaram, em parceria, uma ação antirracista. Os atletas pretos de ambos os times não apareceram na peça de escalação oficial das equipes nas redes sociais. O objetivo foi mostrar a ausência de pessoas pretas em várias áreas da sociedade.
Antes do apito inicial da partida, os capitães Tinga, do Fortaleza, e Léo, do Vasco, trocarão as flâmulas com a mensagem da ação. Ao final, os jogadores de cada time doarão as camisas usadas no jogo para serem repassadas para a Play For a Cause, parceira que recolhe itens esportivos para realizar leilões. O lucro gerado vai para instituições que combatem o racismo.
+ Seja sócio e ganhe uma camisa Pici!
+ Se inscreva na TV Leão e acompanhe o Fortaleza na TV de clubes que mais cresce no Brasil
No mercado de trabalho, nas salas de universidades, nos cargos de gerência, na política em um país de maioria preta, não é comum vermos pretos nessas áreas. Isso é reflexo de um racismo que vai muito além do insulto e da injúria.
É para derrotá-lo que levantamos essa bandeira. Por respeito, igualdade e inclusão para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda sociedade.
#JuntosDerrotaremosORacismo
No mercado de trabalho, nas salas de universidades, nos cargos de gerência, na política. Em um país de maioria negra, não é comum vermos pessoas pretas nessas áreas, e isso é reflexo de um racismo que vai muito além do insulto e da injúria. É para derrotá-lo que levantamos essa… pic.twitter.com/s8C6dvq5ei
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) May 27, 2023