O Fortaleza Esporte Clube, na tarde da última quinta-feira, 17 de outubro, foi homenageado em Sessão Especial ocorrida no Plenário do Senado Federal. Homenagem foi alusiva aos 100 anos do clube e a sessão foi convocada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que foi presidente do clube entre junho e dezembro de 2017.
A Sessão presidida pelo Senador Luís Eduardo Girão contou com a presença do Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, além do Presidente do Conselho Deliberativo, Demetrius Coelho, Funcionários do Clube, Torcedores , Componentes da Imprensa Cearense e Parlamentares.
Presidente Marcelo Paz afirmou que o Fortaleza completou 100 anos em um bom momento. O time conquistou a Série B em 2018 e a Copa do Nordeste em 2019, ambos títulos inéditos. Fora de campo, o clube constrói um novo centro de treinamento profissional e expande o seu quadro de sócios e a sua rede de lojas oficiais. Presidente também ressaltou que clube está cada vez mais forte, unido e organizado, tem feito sua torcida feliz e não se furta a fazer o bem e levar paz social.
O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Demetrius Coelho, destacou que foi um novo modelo de gestão que possibilitou o sucesso das gestões recentes e que as decisões eram tomadas por pouco mais de 100 pessoas. Hoje as eleições são diretas e todos os sócios adimplentes podem votar. O Fortaleza é um clube democrático e popular.
Durante a Sessão o clube foi homenageado pela Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará, entidade que já teve como presidente o ex-senador Cid Sabóia de Carvalho. O atual presidente, o radialista Alano Maia, ressaltou a importância da homemagem ao seu clube de coração e do rádio esportivo cearense no cenário do futebol brasileiro.
O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que fez carreira no jornalismo esportivo, também celebrou a data.
A sessão teve a participação da Embaixada Tricolor Leões do Distrito Federal, torcida organizada com sede em Brasília, e teve a presença de figuras ligadas à história do clube, como Antônia Lima, a Toinha, funcionária há 49 anos; Lauro Santos, neto do fundador do Fortaleza, Alcides Santos; e Clodoaldo Ferreira, ex-jogador que foi pentacampeão estadual pelo clube nos anos 2000.