O Fortaleza Esporte Clube, o Governo do Ceará, por meio da Empresa de Tecnologia do Ceará (Etice) e da Secretaria de Esportes do Estado (Sesporte), iniciaram o cadastro de reconhecimento facial dos torcedores para que possam entrar na Arena Castelão. O cadastramento deve ser realizado pelo site do Governo, de forma fácil e descomplicado.
A medida inicia neste fim de semana, na partida entre Fortaleza e Ceará, no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense 2025. A bola rola no sábado (15), às 16h30, no maior palco do futebol cearense.
+ Seja sócia! Aproveite a maior promoção do Sócio Fortaleza do ano
+ Se inscreva na TV Leão e acompanhe o Tricolor de perto
— Acredito que foi um gol de placa implementar a biometria facial na Arena Castelão. Essa tecnologia é uma importante medida de segurança, que trará facilidade de acesso ao estádio e tranquiliza a Nação Tricolor, que sempre nos apoia nas arquibancadas. Seguimos trabalhando em conjunto, dentro e fora do Clube, para melhorar a experiência de todo o público presente em nossos jogos - explica José Rolim Machado, Presidente do Fortaleza Esporte Clube.
De acordo com a Etice, no momento do cadastro facial, é preciso que o torcedor ou torcedora tenha o rosto limpo, sem óculos escuros, bonés ou quaisquer objetos que possam dificultar a identificação. As informações colhidas pelo sistema de reconhecimento facial serão automaticamente enviadas aos clubes para serem usadas no ato de compra do ingresso.
— Essa é uma medida pactuada pelo Estado com os clubes, Federação e Ministério Público. Nosso objetivo é termos, cada vez mais, um ambiente seguro para as famílias cearenses. Estádio de futebol é lugar de alegria, paz e tranquilidade, não de violência - citou o Governador Elmano de Freitas.
A Sesporte acredita que o mais importante é garantir a segurança dos torcedores, com a utilização das imagens disponibilizadas em banco de dados, fazendo assim um ganho social significativo.