O Fortaleza Esporte Clube comunica a contratação de Bruno Costa para o cargo Executivo de Futebol. Com currículo internacional e passagem pela CBF, Bruno chega para reforçar o Departamento de Futebol do Leão do Pici.
— Bruno Costa é um especialista em futebol, em gestão, em técnicas de escolha de jogador. Utilizando sempre base de dados, números e conhecimento de campo. Um cara que tem um espaço internacional muito grande, tem conexões em países da Europa, em países da América do Sul e fala três idiomas. É um profissional muito qualificado pra ocupar a função de Executivo do Fortaleza pra nos ajudar nos objetivos nos próximos três anos, e também no processo de internacionalização da nossa marca - disse Marcelo Paz, CEO do Fortaleza.
Com contrato de três anos, Bruno chega nos próximos dias ao Centro de Excelência Alcides Santos e prontamente fará parte do processo do planejamento para 2024.
— Pela vasta experiência na área de gestão desportiva e scouting em mais de sete temporadas na Major League Soccer (MLS), uma das ligas mais modernas e promissoras do mundo, e por ter trabalhado com categorias de base e jovens atletas ao longo de sua carreira, Bruno Costa mostra as características de profissional de futebol que buscamos para que o Fortaleza possa dar o próximo passo. O dirigente tem conhecimento moderno para agregar na área de inteligência, ou seja, no mapeamento de mercado e gosta de trabalhar com jovens jogadores, facilitando transição de atletas da base para o profissional. Também ajudará no aprofundamento das relações do clube com mercados estrangeiros, o que vem ocorrendo a cada dia com mais solidez. As características de Bruno deixam claro o que o Fortaleza espera do seu Departamento de Futebol para as próximas temporadas. - pontuou Alex Santiago, Presidente do Fortaleza.
CONHEÇA BRUNO COSTA
Nascido em Porto Velho, Rondônia, com muito orgulho nortista, Bruno Costa tem 43 anos é formado e pós-graduado em Gestão Esportiva. É, atualmente, professor dos cursos de Gestão Esportiva e de Executivo de Futebol pela CBF Academy. No começo da carreira, estudou por 5 anos nos Estados Unidos.
Em 2002, assumiu como Supervisor e Administrador das Seleções de Base da CBF, ficando até 2007, quando foi Campeão Mundial com o Sub-17 e Sub-20, e fez parte do processo do título de Pentacampeão do Mundo pela Seleção principal.
Entre 2007 e 2010, foi Executivo das Categorias de Base do Fluminense e somou o título da Copa do Brasil. Em 2012, assumiu como Executivo das Categorias de Base do Figueirense, e entre 2012 e 2015 foi chefe de scouting de observação do Brasil também fazendo análise técnica para a Seleção principal.
Em 2016, retornou aos Estados Unidos como Executivo de Futebol do Fort Lauderdale Strikers e desde 2017 foi Diretor de Scouting do San José, uma das principais equipes da MLS.
— Acompanho o trabalho de Bruno Costa há bastante tempo. O Bruno foi Observador da Seleção Brasileira de Base, foi Coordenador de Base da Seleção, tem o título mundial, trabalhou no Figueirense numa Série A, trabalhou no Fluminense também em alguns momentos e a por volta de seis a sete anos estava na MLS. Trabalhando no no tem uma liga crescente, uma liga que trabalha com mais de noventa nacionalidades de de jogadores - completou Paz.