No Futebol, quando o árbitro chama o VAR (ou Video Assistant Referee, traduzindo: Árbitro Assistente de Vídeo), ele usa a ferramenta para analisar imagens de vídeo que o auxiliem em tomar decisões melhores em lances decisivos que precisam ser revistos. Mas você deve estar se perguntando, e porquê o Fortaleza “chama o VAR” no Dia da Consciência Negra?
Numa ação que gera sentimentos como empatia, revolta, tristeza e acolhimento, o marketing do Laion instalou em uma estação de metrô de Fortaleza uma Cabine do V.A.R. (Vidas Além do Racismo). Ao colocar o fone de ouvido e analisar as imagens em um vídeo, assim como o juiz nos jogos de futebol, as pessoas são impactadas por três histórias de pessoas diferentes, mas com algo em comum, cada uma delas sofreu algum tipo de racismo.
— O racismo perpetua desigualdades e injustiças, prejudicando não só um indivíduo, como até comunidades marginalizadas, podendo atingir também a saúde mental de quem é oprimido. O Fortaleza sempre levantou a bandeira da igualdade em suas ações, por isso é essencial promover essas discussões e defender a construção de uma sociedade mais inclusiva a partir do nosso posicionamento - complementa o CEO do Fortaleza EC SAF, Marcelo Paz.
O Fortaleza mostra com a ação, que não são apenas os lances em campo que precisam de revisão, mas que nós somos uma Instituição que abraçam causas sociais como o Dia da Consciência Negra.
A data, celebrada neste dia 20 de novembro ocorre na mesma data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695, e simboliza a resistência contra a escravidão e o racismo. Além de refletir sobre a contribuição da cultura negra, combater a desigualdade social, memorizar na sociedade a luta e resistência, educar e conscientizar a todos, objetivos fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
— Infelizmente ainda escutamos histórias de racismo em nosso dia a dia, algumas delas que vão da discriminação e que podem até culminar em violência. Acredito que o clube, como Instituição importante da sociedade, tem um papel fundamental em lutar, independente da cor da pele, por igualdade e dignidade de todos, e nossa aponta para isso - aponta o Diretor de Comunicação e Marketing do Fortaleza EC SAF, Marcel Pinheiro.
O vídeo está publicado na íntegra nas redes sociais do clube, e espera impactar não apenas torcedores e seguidores do Fortaleza Esporte Clube, mas toda a sociedade.