Celebrado oficialmente no último 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi marcado no Fortaleza Esporte Clube por um encontro especial no Centro de Excelência Alcides Santos nesta segunda-feira (29) com membros da torcida Cadeirantes de Aço, além da presença de mães e filhos do Autistas Tricolores e de colaboradores do Leão.
+ Seja Sócio! Seja Sócia! Aproveite descontos exclusivos
+ Se inscreva na TV Leão e acompanhe o Tricolor de perto

José Rolim Machado, Presidente do Tricolor de Aço, recebeu os convidados e falou sobre a importância da conscientização sobre inclusão e direitos das pessoas com deficiência.
— Vocês são a personificação da nossa torcida, combativos, aguerridos e fortes, e uma inspiração para os nossos atletas em campo. Saibam que nós não vamos deixar de lutar nenhum momento, assim como você fazem em suas rotinas, em suas vitórias de cada dia - pontuou o Mandatário do Leão.
Entre os convidados estava Serginho Júnior, atleta do Fortaleza, campeão no 34º Campeonato Brasileiro de Kickboxing na categoria PCD (Pessoas com Deficiência). Na ocasião, o paratleta palestrou sobre como se tornou um vencedor não apenas no tatame, mas também na vida.
— Eu já lutava e era campeão antes de ficar em uma cadeira de rodas, mas por conta da minha força de vontade, de querer voltar a lutar novamente, a Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB) criou a categoria PCD, em que somos avaliados pelos jurados sem confronto, feito a partir de uma demonstração das habilidades e apuro técnico no esporte. Só tenho a agradecer ao Fortaleza pelo apoio desde o primeiro momento até hoje, essencial para conquistar vitórias que me levam onde nunca jamais imaginei estar e por isso quero ser exemplo para cada um aqui também - celebrou o paratleta.
Após a palestra e outras trocas de experiências e vivências entre os torcedores e colaboradores, todos tiveram a oportunidade de acompanhar o treino de reapresentação do Fortaleza nesta segunda-feira (29), com direito à acolhimento dos atletas e comissão técnica.

LEGISLAÇÃO
Existem a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), com o intuito de garantir a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade e encaminhar políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades: Além da Lei nº 11.133/2005, que instituiu o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o qual se promove a inclusão, a acessibilidade, o respeito e a dignidade; procura conscientizar a sociedade sobre as necessidades das pessoas com deficiência, e combater preconceitos e discriminação.
O mês da também serve como um lembrete das lutas e conquistas das pessoas com deficiência ao longo dos anos, destacando a importância de continuar trabalhando juntos para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
— Cuidar de pessoas é a essência do nosso trabalho. A ação que realizamos em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência no Fortaleza foi muito além de uma celebração: foi um gesto de escuta, acolhimento e valorização da singularidade de cada um. Quando reconhecemos e respeitamos as diferenças, fortalecemos laços, criamos pertencimento e mostramos que inclusão não é apenas um discurso, mas uma prática diária de cuidado humano - finalizou a Gerente de Recursos Humanos do Fortaleza, Juliana Menezes.