Fazer mais com menos é o que a gestão do Fortaleza vem focando nos últimos anos. Com a publicação dos balanços contábeis divulgados pelos clubes da Série A do campeonato brasileiro, permitiu uma comparação entre a eficiência dos clubes. Um indicador de gestão bem utilizado para avaliar o desempenho dos clubes é o de receita/pontos conquistados no campeonato, destaca o consultor da Gomes de Matos Consultoria, Arthur Lídio, responsável pelo Planejamento Estratégico do Clube desde 2018.
Por exemplo, o Fortaleza com uma receita anual de 86 milhões conquistou 41 pontos na série A (conforme tabela abaixo), o que dá um índice de 2,1 (ou seja, para cada 2,1 milhões de receita, o time conquista 1 ponto na série A). Outros times semelhantes ao Fortaleza, como o Bahia possui um índice de 2,97. Este parâmetro demonstra que o clube foi o terceiro time do país em fazer mais com menos, mostrando que o clube foi um dos mais eficientes do Brasil em 2020.
“Eu sou gestor, minha formação é em Administração de Empresas, e lá a gente aprendeu que a eficiência é fazer mais com menos e melhor, e é isso que temos que conseguir na Série A, com um orçamento menor, ter uma performance superior a times com orçamentos maiores. Conseguimos isso nos últimos dois anos, em 2019 de uma forma ainda mais competente. Vamos trabalhar para que em 2021 esse índice possa ser melhorado, a eficiência tem que ser uma marca da gestão”, explica o presidente Marcelo Paz.