O Fortaleza Esporte Clube anuncia Júnior Câmara como novo técnico para a categoria Sub-17. O treinador já realizou as primeiras atividades no CT Ribamar Bezerra desde segunda-feira (8) visando o Campeonato Brasileiro Sub-17, previsto para começar neste mês, e a Copa do Brasil Sub-17.
Antes de chegar ao Leão do Pici, o pernambucano exercia a função de auxiliar técnico da equipe profissional do Vila Nova/GO. De 2011 a 2019, o treinador comandou as equipes de base e de futsal feminino e masculino do Sport/PE.
Júnior Câmara, de 40 anos e natural de Olinda/PE, conquistou o Campeonato Pernambucano Sub-15 2014, Sub-17 e Sub-20 2016, além de ter sido vice-campeão da Copa do Brasil Sub-17 em 2016. Assim, com experiência e competência, o treinador foi convocado para ser auxiliar técnico da Seleção Brasileira Sub-17 no ano de 2016.
O departamento de formação do Fortaleza Esporte Clube fez um processo seletivo dentre 71 currículos enviados. Dessa forma, 26 nomes foram explorados passando pelos critérios de análise de currículo, perfil e realização de entrevistas para a escolha do novo comandante para o sub-17.
O novo treinador concedeu uma entrevista para o site oficial sobre essa nova experiência no Tricolor do Pici. Confira:
Expectativas e objetivos
"Primeiro agradecer ao Fortaleza por essa oportunidade. Como nordestino, acompanho muitas equipes do estado e venho vendo o crescimento do clube como todo pelos últimos quatro anos de forma exponencial. E isso com certeza foi o que me atraiu. Fico muito feliz de participar e contribuir com essa continuação de crescimento. Minha expectativa é que possamos desenvolver os jogadores porque essa é a função da base, fazer com que os atletas cheguem mais preparados no profissional. E na categoria Sub-17, eles já têm idade de profissional, então precisam estar prontos".
Elenco e estrutura
"Uma coisa que me chama atenção aqui é que todo mundo entende que não chegou ainda pode chegar. O Fortaleza entende que pode ir mais. E isso sim é muito importante para esse processo. Hoje, encontro um centro de treinamento que te dar um trabalho muito digno com boa alimentação, alojamento e bons campos. Também com atletas de potencial de desenvolvimento. Isso me deixou com muita expectativa, gostei muito de alguns atletas. Principalmente com características do Nordeste, aqueles que são imprevisíveis, rápidos e ousados, algo que tenho que estimular muito neles porque é a nossa característica".
Preparação para as competições nacionais
"Passei por um processo seletivo, fiquei feliz por ter sido o escolhido. São duas coisas. É um momento histórico na vida do Fortaleza, pois pela primeira vez as categorias de base sub-17 e sub-20 vão participar do Brasileiro e da Copa do Brasil. Eu sei da responsabilidade, pois estou participando muito de um momento diferente. Tudo está sendo feito com muito planejamento, todos sabem que o Fortaleza tem como iniciante nessa competição, então nós temos os nossos objetivos. O trabalho é a médio e longo prazo, foi para isso que eu vim. Precisamos apresentar ao cenário brasileiro e a torcida, jogadores que tem potencial para o profissional".