
Um ato marcou a partida entre Fortaleza x Retrô, válido pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (21), na Arena Castelão. O Laion celebrou dois dos seus mais icônicos ex-Presidentes de sua história recente: Jorge Mota e Flávio Novais.
Antes da bola rolar, o Diretor Jurídico do Fortaleza EC SAF, Germano Palácio, estendeu as quatro bandeirinhas de escanteio personalizadas com a figura dos homenageados. Jorge Mota esteve presente acompanhado pelos seus familiares, enquanto Flávio Novais estava com Sócio Proprietário e conselheiro Patrício Almeida. Ambos receberam também réplicas das bandeirinhas.
Jorge Mota foi Presidente entre os anos 2000 e 2004, conquistando quatro campeonatos estaduais (2000, 2001, 2003 e 2004), além de dois acessos à Série A do Campeonato Brasileiro (2002 e 2004). Em 2014 ficou marcado por um momento histórico do Laion, sendo o primeiro Presidente eleito com o voto direto de sócios torcedores, sócios proprietários e conselheiros. Em seu segundo mandato conquistou mais dois Campeonatos Cearenses (2015 e 2016), e ficou conhecido como o Presidente "Papa-Penta."
Flávio Novais, que inclusive batiza a Sala de Troféus no Pici, dedicou uma parte da sua vida ao Fortaleza por alguns anos. Tudo começou em 1991, quando dirigiu o Departamento de Futebol e, em 1992, o ex-dirigente conquistou o primeiro acesso do Fortaleza à Série A na história. Um ano depois, tornou-se Presidente do Clube. Em 2015 e 2016, presidiu o Conselho Deliberativo do Clube, e na última eleição da Diretoria Executiva, presidiu e supervisionou todo o processo eleitoral, que culminou com a eleição do Presidente José Rolim Machado. Atualmente, Flávio é Conselheiro e Sócio Benemérito do Fortaleza Esporte Clube.
— Momento importantíssimo no Tricolor de Aço, um ato de reconhecer quem fez história para a Instituição. Pessoalmente, um momento de muito orgulho o de participar dessa homenagem aos ex-presidentes. Ambos fizeram muito pelo nosso Clube, são histórias vivas, e que precisamos sempre lembrar e ressaltar. Estamos diante de uma justa homenagem, por tudo que contribuíram, sempre pensando no bem do nosso Fortaleza - falou Germano Palácio.