site

É do Leão! Fortaleza acerta parceria com o nadador paralímpico Henrique Gurgel

06/set

Multicampeão nas águas, o nadador cearense Henrique Gurgel é o novo atleta paralímpico do Fortaleza Esporte Clube. Assim, o Leão do Pici soma ao todo 14 modalidades, sendo quatro paradesportivas.

+ Seja sócio! Seja sócia! Ajude o Fortaleza a ficar cada vez maior
Assine OnLaion por R$9,90 e tenha acesso imediato

Henrique Gurgel é o novo paratleta do Leão do Pici (Foto: Divulgação)

Em ano de Paralímpiadas de Tóquio, o Fortaleza traz a natação paralímpica para se juntar ao basquete em cadeira de rodas, power soccer e paratletismo (com a Fah Fonseca). Além de outras modalidades, como o futebol masculino e feminino, o handebol feminino e masculino, o basquete, o futsal masculino, o eSports, o beisebol, o hóquei e o polo aquático.

O Diretor dos Esportes Olímpicos do Tricolor de Aço, Roberto Moreira, exalta mais uma parceria e destaca o fortalecimento da marca Fortaleza com o Henrique Gurgel.

— O Fortaleza Esporte Clube se sente honrado com a parceria fechada com o atleta paralímpico Henrique Gurgel, pois se trata de um atleta que tem vários títulos em várias competições, inclusive internacionais. Então, acreditamos que será uma parceria em que o atleta vai poder utilizar a marca Fortaleza, que hoje é uma marca forte e conhecida em todo o país, também na América do Sul, pois o clube já se tornou um time sul-americano. E para gente será importante, pois nos esportes paraolímpicos vamos ter um atleta de alto nível, que é o Henrique Gurgel. - enalteceu o diretor.

Das categorias de base do Tricolor às águas 

As cores vermelho, azul e branco sempre estiveram com Henrique Gurgel. O atleta paralímpico foi jogador das categorias de base do Fortaleza entre os anos 1994 e 1997. Agora, em 2021, volta para o Leão do Pici em outra modalidade com o mesmo sentimento de representar o Fortaleza pela primeira vez. 

— É uma satisfação poder, agora como atleta paralímpico, representar o clube. É como se fosse a primeira vez, voltando lá no começo quando eu era jogador de base. Através do diretor Roberto Moreira, foi uma oportunidade que se abriu e ele viu o que estou propondo para o clube também, é uma oportunidade de juntar as peças. O que o clube pretende e a proposta que eu fiz sobre fazer a marca internacional. Até porque tem muitos clubes fora do Brasil que têm times paralímpicos, como o River Plate, Boca Junior e Independiente. Eu sempre ia competir lá (fora), mas faltava alguma coisa, como um clube de futebol comigo. Agradeço a oportunidade! Agora, é colocar em prática. Claro que é uma emoção grande e uma responsabilidade que tem. - celebrou Henrique Gurgel.  

Foto: Tavares Junior Photography

O esporte é uma ferramenta transformadora de vidas e esse é um dos objetivos do paratleta no Fortaleza. 

— A expectativa dessa parceria é a melhor possível. O que o clube está sendo hoje em relação ao que já era, e ter essa satisfação de poder carregar essa bandeira (do paradesporto), é querer multiplicar tudo isso. Tentar trazer mais pessoas para o esporte e incentivar. - falou o paratleta. 

Multicampeão e multiatleta 

Presidente e fundador da Associação Cearense do Esporte Adaptado (ACEA Brasil), o nadador natural de Fortaleza, de 38 anos, foi campeão dos Jogos Pan-Americano e Brasileiro de Natação Universitária de 2018, além de ser o primeiro do ranking universitário na prova dos 150 metros medley. Henrique também atua na maratona aquática e levantamento de Peso Power Lifth.

Confira outros títulos e medalhas de Henrique Gurgel: 

- 1º lugar nos 200m livres do Campeonato Internacional Loterias Caixas Brazilian em 2016; 

- 1º lugar nos 50m peito e 2º lugar nos 100m costas no Campeonato Open Internacional German Swimming Championship em 2016, Berlim; 

- 1º lugar nos 100m costas e 2º lugar nos 50m livre no Campeonato Open Internacional de Natação das Américas Colômbia em 2016, Medelin.

Foto: Marcelo Lemos

Próximas competições

A próxima competição que Henrique Gurgel participará será as Paralimpíadas Universitárias com os melhores atletas do Brasil em São Paulo, entre os dias 16 e 19 de setembro. Valerá também como seletiva dos Jogos Pan-Americanos de 2022. Além desta, pela frente tem a Copa do Brasil de Maratonas Aquáticas, que acontecerá em Fortaleza, e o Circuito Brasileiro de Loterias Caixa, em dezembro. No próximo ano, competirá os campeonatos internacionais, ainda sem data, devido à pandemia de Covid-19.