O Fortaleza Esporte Clube tem imensa gratidão pela dedicação de Osvaldo, ídolo que construiu uma história de respeito e honra com a camisa tricolor, e se despede do atacante após três anos de parceria e trabalho nesta sua terceira passagem. Cria do Leão do Pici, o jogador soma um total de 202 jogos e seis títulos pelo Leão do Pici. Ao todo, marcou 30 gols e deu 22 assistências.
Natural de Fortaleza-CE, Osvaldo Lourenço Filho, de 34 anos, foi revelado pelas categorias de base do Clube da Garotada. Em 2006, o jogador começou o período de profissionalização. Com idas e vindas, com empréstimos para outros clubes, desde então, o jovem-revelação se tornou peça fundamental em títulos e conquistas. Levantou taças de Campeão Cearense em 2008, 2019, 2020 e 2021, do Brasileiro Série B 2018 e da Copa do Nordeste 2019.
+ Seja sócio! Seja sócia! Reforce o Fortaleza na Libertadores
+ Assine OnLaion por R$9,90 e tenha acesso imediato
Rodando pelo mundo e também defendendo outros clubes brasileiros, Osvaldo retornou em 2018 e ajudou a conquistar a Série B e o acesso para a Série A. Na segunda passagem, que durou três meses, disputou 14 partidas e fez dois gols. Se despediu com choro emocionante, pois partiu para atuar na Tailândia.
De volta em 2019, o ídolo tricolor se consolidou por mais tempo de contrato com o Fortaleza. Dessa forma, conquistou mais um Estadual, a Copa do Nordeste e foi crucial para a vaga inédita na Copa Sul-Americana. Balançou as redes na vitória por 2 a 0 contra o Goiás, fora de casa, que deu a participação do Leão na competição internacional. Nos jogos da Sula, foi um dos destaques nas partidas contra o Independiente.
— É um momento muito difícil pra mim, como Presidente, pois é um atleta que eu o conheço desde criança, literalmente. Que é formado no Fortaleza e que participou de todo esse momento recente do clube em alto nível. […] Sem dúvidas, está entre os maiores atacantes da história do clube e que a gente agradece muito por tudo que ele fez. […] Ele cumpriu muito bem essa missão no Fortaleza - destacou o Presidente Marcelo Paz.
Além de ter uma história gloriosa com o Fortaleza, Osvaldo também deu orgulho e representou o vermelho, o azul e o branco quando foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, em 2013.
O atacante conclui sua terceira passagem no Pici fazendo mais história. Na temporada de 2021, ajudou o time a conquistar uma vaga para a Copa Libertadores, o quarto lugar no Campeonato Brasileiro, a terceira colocação na Copa do Brasil e o Tricampeonato Cearense de forma invicta.
Por fim, o Leão do Pici agradece todo o profissionalismo e dedicação de ter tido Osvaldo como pessoa e atleta durante toda a trajetória. O clube reconhece todo o respeito e trabalho, além de desejar todo o sucesso em seus novos desafios.