O ano de 2021 foi histórico para o Fortaleza, com uma inédita classificação para a fase de grupos da Libertadores, melhor campanha da história do clube na Copa do Brasil (chegando na semifinal) e um tricampeonato cearense conquistado de forma invicta, no futebol masculino é inegável que o Tricolor sobrou e ficou nítida toda a evolução do clube, porém não foi só no Futebol que o Leão evoluiu.
Com um dever social e a necessidade de apoiar os atletas locais, o Fortaleza Esporte Clube está encerrando o ano de 2021 com 18 modalidades esportivas presentes no clube, são elas futebol masculino e feminino, handebol feminino e masculino, basquete, futsal masculino, eSports, beisebol, hóquei, polo aquático, natação paralímpica (com Henrique Gurgel), basquete em cadeira de rodas, power soccer, paratletismo (com a Fah Fonseca), futebol americano, surfe, vôlei feminino e o Karatê (com Ana Cherly).
Para Roberto Moreira, Diretor de Esportes Olímpicos do Fortaleza, o salto de modalidades esportivas presentes no clube acompanhou a evolução e ajudou na expansão da marca.
- O clube em geral ele cresceu bastante e o nosso departamento (Esportes Olímpicos) acompanhou esse crescimento, nós estamos bastantes felizes pois o Fortaleza saiu de três, quatro modalidades para a expressiva marca de 18 modalidades durante o ano, todas elas com contrato de parceria entre Fortaleza e cada modalidade, com contrato de licenciamento onde iremos fazer com que o material esportivo dessas modalidades possa ser comercializado, de forma organizada e programada, pois hoje o Fortaleza está no cenário nacional como um clube organizado. - comemorou o Diretor, Roberto Moreira.
Basquete Masculino
A parceria entre Fortaleza e Basquete Cearense continuou durante 2021, com contrato de parceria renovado, o carinhosamente chamado Carcalaion conheceu a torcida Tricolor neste ano e termina o ano de 2021 no meio da disputa do NBB. O Fortaleza Basquete Cearense é um exemplo de sucesso das parcerias fechadas pelo Fortaleza com outras modalidades.
Handebol Feminino
O Handebol Feminino do Leão conquistou pela nona vez consecutiva o título de Campeão Cearense. Ao derrotar a equipe do HCC/Uniateneu nos pênaltis, o Fortaleza manteve a hegemonia no estado e conquistou o seu enea.
Natação Paralímpica
O ano do nadador paralímpico do Fortaleza, Henrique Gurgel, foi muito bom. Após um ano parado por conta da pandemia causada pelo Coronavírus, Henrique participou de competições como os jogos Brasileiros Universitários, o Open Internacional da Colômbia e o Meeting da Caixa, conquistando medalhas em todas as competições.
Hóquei
Apesar das competições disputadas pelo Hóquei do Fortaleza serem prejudicadas por conta da pandemia, dois atletas do Tricolor de Aço encerram o ano sendo convocados para a Seleção Brasileira, são eles Humberto Filho e Gabriel Sidney. Os jogadores irão fazer parte do projeto de treinamentos permanente de preparação para os eventos internacionais.
Basquete em cadeira de rodas
O Basquete em cadeira de rodas do Leão foi mais uma modalidade que obteve sucesso durante o ano. Terminando o Brasileiro na 4º colocação, a posição e boa campanha resultou na convocação de 3 atletas para a Seleção Brasileira, onde fizeram parte do grupo Campeão Sul-Americano na Argentina.
Futsal
O Futsal Masculino Adulto fez um bom Campeonato Cearense durante este ano, com boa campanha durante toda a fase de grupos, o Leão só havia sofrido duas derrotas, mas acabou eliminado nas quartas de final para a equipe do Pires Ferreira. Já na base, o Tricolor acumulou títulos.
Futebol Americano
O Futebol Americano está presente de forma inédita no Fortaleza, com parceria com a equipe já existente e campeã da Copa do Nordeste, o Fortaleza Tritões realizou peneiras e testes neste ano para no próximo conseguir ter uma melhor performance durante as competições.
Vôlei Feminino
Outra parceria em um esporte que tem bastante clamor público foi a do Vôlei Feminino, uma parceria fechada neste ano com a equipe Fênix tem tudo para dar frutos e alegrias ao torcedor já no próximo ano. O Fênix/Fortaleza Vôlei é uma das equipes mais campeãs do estado e já ganharam dois títulos com esta nomenclatura.
Karatê
O Karatê foi a última parceria fechada durante o ano, com o apoio dado a cearense campeã mundial Ana Cherly, o Fortaleza busca não só investir em equipes mas também em atletas de nosso estado. Ana disputou o Brasileiro de Karatê já defendendo as cores do Tricolor, e em um competição de alto nível, acabou ficando com a 5ª colocação.