O Fortaleza Esporte Clube foi um dos destaques da primeira edição do Futcon & ESG – Congresso Internacional de Futebol e ESG, primeiro congresso internacional de responsabilidade de clubes de futebol realizado no Brasil. Organizado pelo Instituto Galo, o braço social do Clube Atlético Mineiro, nos últimos dias 7 e 8 de outubro, o Laion foi representado pelo líder do departamento de Responsabilidade Social do Fortaleza, Thiago Fujita, e a presidente do Bem Tricolor, Sabrina Nolasco.
— O Bem Tricolor é um case de sucesso e teve a honra de estar ao lado fundações nacionais e internacionais para contar como o seu trabalho gerou tanto impacto social em apenas três anos de fundação. Garanto que, por conta desse trabalho, o Fortaleza já está na zona de Libertadores da responsabilidade social no futebol do Brasil e irá crescer muito mais com o apoio do presidente Alex Santiago, do CEO Marcelo Paz e de todos que fazem o Clube - comemorou o líder do departamento de Responsabilidade Social do Fortaleza, Thiago Fujita.
+ Seja Sócio! Seja Sócia! Ajude o Fortaleza a ficar cada vez mais forte
+ Se inscreva na TV Leão e acompanhe o Tricolor de perto
As palestras foram transmitidas ao vivo e, de forma inédita, o congresso foi um marco na discussão sobre a responsabilidade social no esporte reunindo clubes da América Latina, Central e do Norte, Confederações de Futebol e outros representantes do continente europeu. O evento teve, como objetivo principal, fomentar programas em que o esporte seja protagonista na conscientização sobre responsabilidade social, governança ambiental, social e corporativa (ESG).
No Painel “O mundo no terceiro setor”, onde também participaram a Fundação Benfica, Fundación River, e a AFA, Thiago Fujita apresentou o case de sucesso do Bem Tricolor. Além da troca de experiências e boas práticas entre os clubes e as organizações de diferentes países e continentes, o congresso também plantou práticas de desenvolvimento para a profissionalização do Terceiro Setor ao discutir sobre sustentabilidade.
Além de representantes do Fortaleza e de seu braço social, a lista de convidados incluiu nomes de peso como Rubens Menin, presidente de conselhos de administração de diversas empresas e sócio majoritário da Galo Holding; Lucía de la Vega, da Fundación River Plate; Dunga, ex-capitão da Seleção Brasileira e fundador do Instituto Dunga; e Edu Lyra, CEO da rede Gerando Falcões.