site

BCR Tricolor disputa Campeonato Brasileiro no Pará

23/out

O basquete em cadeira de rodas do Leão está em Ananindeua, onde disputa a terceira divisão do Campeonato Brasileiro da modalidade, competição organizada pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Roda. O torneio começou no último dia 21 e vai até sábado, dia 26, no Ginásio do Sesi, localizado na Rodovia Mário Covas, na Região Metropolitana de Belém. A partida de hoje será contra a AABANE, equipe da Bahia.

Dez clubes estão inscritos na competição: ADGE, de Brasília; ACADEF, do Rio de Janeiro; Kings Maringá, do Paraná; Associação Macaé, do Rio de Janeiro; Vida Ativa, de Rondônia; ADESUL/Fortaleza; ADFAP, do Amapá; CJCGC, de Brasília; ADM, de Pernambuco; e AABANE, da Bahia.

As equipes estão divididas em duas chaves, A e B. Todas se classificam para os playoffs, cujo chaveamento dos confrontos será definido pela classificação na fase de grupos. Os jogos ocorrem diariamente, das 7h às 18h. A final está programada para o sábado, a partir das 9h30. Após o duelo, será realizada a cerimônia de encerramento da competição. Os três primeiros colocados sobem para a Segunda Divisão de 2020.

A principal missão do campeonato é promover e fomentar o esporte paralímpico na região, onde o Pará é considerado uma referência. O All Star Rodas, principal time do estado, recentemente conquistou acesso à elite do basquete em cadeira de rodas do Brasil, além de nos últimos anos ter cedido dezenas de atletas para a seleção brasileira da modalidade.